terça-feira, 6 de agosto de 2019

PSOL Pernambuco realiza Primeira Plenária Estadual de Mulheres

O PSOL Pernambuco organiza no dia 10 de agosto, a primeira Plenária Estadual de Mulheres do partido. O encontro acontece no Clube do Sindsprev (BR -101 Norte, Km 57, Guabiraba, Recife-PE), das 9h às 18h. Na pauta, a construção de setorial estadual de mulheres e as diretrizes para a participação feminina no pleito 2020, além da eleição de delegadas para o Encontro Nacional de mulheres do PSOL, que acontece em setembro.  São esperadas cerca de 350 mulheres, de todas as microrregiões pernambucanas. Para participar, basta ser filiada ao partido e apresentar um documento original com foto no dia da plenária.

Na programação do dia 10 está prevista a realização de três grupos de trabalho com os temas: Desastres ambientais e urbanos: por um feminismo ecossocialista e popular;  Da escravidão ao encarceramento em massa: as faces do racismo no Brasil e aquilombamentos; e  O papel das mulheres nas eleições na perspectiva de candidaturas coletivas.
Além das atividades do sábado, será realizado um debate na sede do PSOL Pernambuco (Rua Bispo Cardoso Ayres, nº 83, Boa Vista, Recife), na sexta-feira, 9 de agosto, com o tema “FeminismoS uma política transformadora na era neoliberal”. Para conversar com o público, foram convidadas a jornalista e ativista do movimento negro, Mônica Oliveira; a dirigente do coletivo Juntas y a la Izquierda - Argentina (Juntas e na Esquerda), Verónica O'Kelly; e as Juntas codeputadas. A conversa começa às 18h e é aberta ao público.
Conjuntura - Durante o último processo eleitoral, as mulheres foram protagonistas do enfrentamento direto a Bolsonaro. O movimento ‘ELE NÃO’ foi um dos mais bem sucedidos enquanto reação massiva que contribuiu para o enfraquecimento da figura do então candidato, sendo o movimento vitorioso em suscitar o debate em todo país, sustentando um processo de mobilização de massas, seja nas passeatas mobilizadas em centenas de cidades e presente em todas as capitais do país, seja nas redes sociais. No cenário pós-eleitoral, se somou à essa voz, a luta em favor da educação e contra a política de cortes indiscriminados promovidos pelo atual Governo Federal. Ainda no pleito de 2018, enquanto resistência, o PSOL foi o único partido a alcançar a paridade de gênero em sua bancada federal eleita. Além disso, em Pernambuco, o partido tomou o recorte feminista como eixo central de sua atuação, tendo a primeira chapa majoritária formada exclusivamente por mulheres feministas e a eleição da mandata coletiva das Juntas Codeputadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário