quarta-feira, 28 de agosto de 2019

CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA PROMOVE O I ENCONTRO PERNAMBUCANO DE CLARINETISTAS

Concertos, palestras, recitais, oficinas, mesas-redondas e apresentação de trabalhos acadêmicos fazem parte da programação do primeiro Encontro Pernambucano de Clarinetistas, promovido pelo Conservatório Pernambucano de Música, que tem início na quinta-feira (5) e segue até o domingo (8), na sede da escola de música. O encontro tem atividades das 8h às 19h30. Os professores clarinetistas Carlos Rieiro e Manoel Agostinho (lado a lado  na foto) são os homenageados do evento. Para se inscrever nas atividades, basta acessar o link: https://forms.gle/yLGGByuJTLBSJPfg7.  A inscrição custa R$ 30 e a inscrição mais a camisa do evento custam R$ 50.


A primeira edição do encontro reunirá clarinetistas de diferentes regiões do país para promover a comunicação e o companheirismo de clarinetistas dos mais diversos níveis e estilos. Será apresentado o repertório para clarineta que há em Pernambuco, quem tem como representantes os compositores Dimas Sedícias (in memoriam) e José Ursinino da Silva (Maestro Duda), além de Carlos Rieiro e Manoel Agostinho, homenageados por sua dedicação e paixão no ensino do instrumento. O encontro ainda terá a presença do clarinetista e construtor de clarinetas chinês, Yuan Gao, fabricante da marca Royal Global. Ele dará palestras sobre a construção de instrumento e ainda estará como luthier durante o evento.

O coordenador do encontro, o professor Jônatas Zacarias, destaca que há dez anos Pernambuco não sedia um evento dessa magnitude na classe de clarineta. “Este 1º Encontro Pernambucano de Clarinetistas é especial porque queríamos que os clarinetistas do Brasil conhecessem um pouco mais da nossa cultura, por isso que a logo do encontro remete à xilogravura, com elementos nordestinos, mas portando uma clarineta e um clarone. Homenageamos dois professores que são responsáveis, em grande parte, pelo avanço da escola moderna de clarineta no Estado: Carlos Rieiro e Manoel Agostinho. Também iremos apresentar obras menos conhecidas do grande compositor Dimas Sedícias e do Maestro Duda. Todo nosso esforço é no sentido de fortalecer e estreitar os laços entre os clarinetistas de todo o Brasil e do público em geral”, finaliza.

A abertura do encontro de clarinetistas será na quinta-feira (5), às 16h, com a apresentação da Banda Sinfônica do Conservatório Pernambucano de Música. Os solistas Jailson Sousa, Cláudia Pinto e Erílson Oliveira participam do concerto, que será no pátio da escola de música. Às 19h, no auditório, os professores receberão homenagens e depois farão um recital, junto com o GranDuo Brasil e o Quarteto de Clarinetas Sopros de PE.

Na sexta-feira (6), a programação começa pela manhã, às 8h, com masterclasses e oficinas do instrumento. Às 16h, na sala 11, a professora Cláudia Pinto mediará a mesa-redonda “O clarinetista e o mundo do trabalho”, com a presença de Ângelo Lima (GranDuo Brasil), Eliana Costa (Espaço Musical 7 Notas), Alexandre Silva (UEMG/OFMG) e Carla Navarro (produtora cultural). A programação do dia se encerra com um recital, às 19h, no auditório, com os professores Pedro Robatto, Alexandre Silva, Marcus Julius e participação especial do Jônatas Zacarias e Orquestra Pernambucana de Clarinetas (OPEC).

As atividades do sábado (7) começam às 8h e seguem até as 18h30, com oficinas de ‘música popular’ e ‘improvisação e musicalização e iniciação à clarineta’, masterclasses, recitais de alunos e professores e mesa-redonda sobre “O ensino da clarineta nos diferentes contextos da realidade brasileira”. No último dia do evento, domingo (8), a programação começa às 14h, com o ensaio do coral de clarinetas na sala 11. O encerramento do evento acontece no auditório do CPM com as apresentações da Orquestra Potiguar de Clarinetas (OPC), às 17h30, e do Coral de Clarinetas do I Encontro Pernambucano de Clarinetistas, às 18h.

SOBRE OS HOMENAGEADOS

CARLOS RIEIRO
Nasceu em Buenos Aires, onde se formou no Conservatório Municipal. Bolsista da Fundação Bariloche, ganhou vários concursos para jovens solistas, destacando o da Radio Nacional, Secretaria da Cultura e Camerata Bariloche.  Integrou o Trio Ars Musicae, que ganhou vários prêmios nacionais e internacionais.  Professor adjunto aposentado da Universidade Federal da Paraíba, onde formou parte da equipe de professores responsáveis pela criação do Departamento de Música e a implantação do Bacharelado. Clarinete solista da Orquestra Sinfônica da Paraíba (1980-2012). Desde 2014, ocupa o cargo de professor de clarinete da Escola de Música do Estado da Paraíba “Anthenor Navarro”.

MANOEL AGOSTINHO DA SILVA
Natural de Limoeiro, nascido em 13 de março de 1950. Licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife, Bacharel em Música (Clarinete) pela Universidade Federal da Paraíba e Especialista em Arte-Educação pela Universidade Católica de Pernambuco. Foi músico efetivo da Banda Sinfônica da Cidade do Recife, aposentando-se em março de 2018, após mais de 30 anos de serviços prestados. Atua como docente na ETECM desde 1984 e é membro da Academia Pernambucana de Música, onde ocupa a cadeira N° 05.

Nenhum comentário:

Postar um comentário