quarta-feira, 6 de julho de 2022

CDL Santa Cruz lança pesquisa de mercado avaliando impactos da pandemia nas vendas dentro do Moda Center e Calçadão Miguel Arraes


A CDL Santa Cruz em Santa Cruz do Capibaribe, cidade mãe do polo de confecções Pernambucano, divulgou nesta quarta-feira 06 de julho pesquisa de mercado que investiga transformações causadas pela pandemia no comércio atacadista de roupas dos dois principais centros de compras da cidade: Calçadão Miguel Arraes e Moda Center. 


Ambos os centros de compras são empreendimentos compostos de lojas, boxes/bancas funcionando com logística e calendário de feiras semanais. Os centros de compras são compostos por mais de 15 mil marcas/pontos de vendas em média, e comerciantes de várias cidades do agreste e até de outros estados como Ceará e Paraíba participam da movimentação econômica gerada pela cultura da Sulanca (venda atacadista de roupas nos dias atuais), assim sendo a pesquisa revela dados representativos para todo o polo de confecções do estado. 







Atenta aos movimentos comerciais causados pela pandemia do Covid 19 nos anos de 2020 e 2021, quando todo o comércio fechou e os desdobramentos já em 2022, a CDL Santa Cruz buscou investigar como as empresas da região estavam lidando com as transformações nas vendas, quais transformações poderiam ser vistas já de imediato e como as ferramentas digitais e as vendas pela internet estavam sendo agregadas por quem fabrica e vende moda na cidade. 

Faziam parte dos objetivos da pesquisa o mapeamento da cena em transformação com adesão abrupta dos meios digitais para as vendas, bem como observar dificuldades e gargalos deste setor nas vendas online, e também criar espaços propositivos para soluções coletivas e direcionamento de políticas públicas que visem a emancipação digital de comerciantes e lojistas na cidade. 


A pesquisa foi realizada entre os períodos do último trimestre de 2021 e primeiro trimestre de 2022, mantendo uma equipe treinada sob orientação da pesquisadora Sandra Roberta - socióloga pela Unicamp - que durante as incursões em campo manteve direcionamento metodológico e acompanhamento dos dados pesquisados. 


Este período escolhido para aplicação da pesquisa formata um cenário de crescimento nas vendas justificado pelas feiras de alta temporada (verão e final de ano) e onde a movimentação nos centros de compras aumenta bastante. 


3 insights prévios que a pesquisa revelou

Uma visão realista do perfil de empreendedores que atuam no mercado atacadista, destacando a participação feminina no trabalho com as marcas e mantendo a presença de maioria representativa envolvida na gestão dos negócios. 


Também é possível observar as mudanças no uso dos espaços destes empreendimentos, tendo as entregas das mercadorias pautado respostas diversas como resultado das vendas online, muitas vezes deixando os pontos de vendas físicos em segundo plano, com destaque para a movimentação nos estacionamentos, onde são feitas entregas e despachos de mercadorias em excursões e transportadoras. 


Outro ponto muito relevante na evidência dos dados em comparação com pesquisa da CDL Santa Cruz de 2017 revela que a presença digital das empresas no polo praticamente dobrou num intervalo de 5 anos, nos dias atuais, acelerados pelas necessidades causadas durante a Pandemia do Covid 19. 


Para Bruno Bezerra presidente da CDL Santa Cruz “A pesquisa traz uma visão realista do perfil do nosso vendedor online. Comparada com uma pesquisa de 2017, a nova pesquisa mostra que no intervalo de 5 anos (2017 para 2022) praticamente dobramos o número de empresas vendendo online. Contudo, em muitos casos foi a iniciativa do comprador em optar pelo canal online, que fez o vendedor entrar nesse mercado digital. A pesquisa nos apresenta alguns desafios, como por exemplo, a capacitação de pessoas para atuar de maneira profissional no mercado digital, além de nos mostrar que, apesar de todas as evidências de crescimento das vendas online, ainda existe uma resistência ao digital.”


Sandra Roberta também pontua: “Esta pesquisa é um marco como iniciativa e também como apanhado de informações num volume nunca antes tão representativo do polo, especificamente em Santa Cruz. É uma pesquisa pioneira com resultados que impactam a forma como precisamos olhar para o setor e indústria têxtil. Olhar para como as vendas tem sido transformadas pelo digital é um indício de transformações sociais também muito relevantes, pois as vendas mesmo estando na ponta da cadeia produtiva, são o que de fato mantêm o fluxo econômico do agreste acontecendo.”


Abaixo alguns dos dados que a pesquisa revelou:














APOIADORES 

A pesquisa Transformação digital no mercado de moda em Santa Cruz contou com apoio de: Nacional Têxtil, Fashion 4 All, Calçadão Miguel Arraes. Moda Center. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário