quarta-feira, 15 de junho de 2022

Veterinário alerta sobre os cuidados com os pets no frio

Professor da UNINASSAU orienta que, neste período, os cuidados com cães e gatos devem ser redobrados

A temperatura caiu bastante em Pernambuco nas últimas semanas e a previsão é que, durante o mês de junho, o frio permaneça. Em meio a esse clima, donos de cães e gatos devem ficar atentos quanto as doenças mais comuns dessa época do ano nos animais e observar sintomas como: tosse, febre e falta de apetite.  


Entre as doenças que podem surgir no frio estão a gripe canina e rinotraqueíte felina, além de bronquite. O coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, Jerônimo Ribeiro, explica o que acontece com os animais domésticos no período frio. 

“Quando a temperatura cai e o animal começa a sentir frio, de imediato eles apresentam alguns sinais como espirros, secreção nasal, febre, entre outros sintomas muito parecidos com o que sentimos quando ficamos com uma gripe. Nesse período, uma das alternativas é evitar banhos e tosa completa, além de manter o local em que o animal fica aquecido - seja em uma casinha, utilizando um pano no chão ou até mesmo uma caixa -, longe dos ventos e locais úmidos”, ressalta.  

Para deixar os animais sempre protegidos das doenças dessa época, deve-se incluir outros cuidados como: uma boa alimentação; vasilhas de comidas sempre limpas; observar os dentes do animal, pois, no frio, a região da boca fica muito sensível; além de manter a vacinação em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário