terça-feira, 28 de junho de 2022

Teste do Pezinho pode salvar vida da criança e garantir o desenvolvimento saudável

 


A triagem neonatal, popularmente conhecido como Teste do Pezinho, é um grande aliado para todos os recém-nascidos terem um crescimento saudável. Feito de maneira simples, de forma indolor, a partir de gostas de sague colhidas do calcanhar dos bebês, ele é de suma importância para a detecção precoce de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, como alerta o pediatra credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, José Erton Tabosa de Assis.

“O Teste do Pezinho é um teste simples, porém, de grande importância para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Se não for feito o exame no tempo certo, e depois forem detectadas algumas doenças, a criança pode ter sérios danos à saúde, inclusive retardado mental e irreversível”, ressaltou o médico.

Ele ainda destacou quais as enfermidades que podem ser diagnosticadas pelo Teste do Pezinho e qual o período correto para se fazer o exame. “O teste, para sua maior eficácia, deve ser feito entre o 3°e o 7° dia de vida. As doenças principais detectadas no Teste do Pezinho são fenilcetonúria hipotireoidismo congênito, fibrose cística, hiperplasia adrenal e feficiência de biotinidase. Se algumas doenças forem detectadas, podem ser controladas. O exame pode ser feito em laboratórios como o Diagnóstico São Gabriel, com segurança, qualidade e agilidade”, conclui o pediatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário