terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Senai fica em Santa Cruz do Capibaribe, e a briga agora será pelo antigo prédio que a instituição ocupava

Após encontro na cidade do Recife com a diretoria estadual do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) a Gestão Municipal de Santa Cruz do Capibaribe informou através de nota conjunta com a entidade que a oferta de cursos que existia na cidade não será encerrada.

Os fatos ocorrem após discussões que se arrastavam por meses e que apontavam provável encerramento do ciclo de oferta de cursos peça entidade em nossa cidade.

Na nota o Senai informa que irá ainda ampliar o portfólio de cursos e consultorias. A diferença é que deixará de utilizar o modelo convencional de cursos no antigo prédio e oferecerá os mesmos nas unidades móveis (foto) e consultores especializados. Outra mudança é a de que os cursos serão focados em cursos mais rápidos do que os convencionais. ´´Cinco cursos rápidos vão vir a partir de março para Santa Cruz, pois a cultura é de interesse maior por esses cursos`` disse o prefeito . As informações foram confirmadas pelo prefeito Fábio Aragão em live na noite dessa terça-feira (12/01).



´´Eles vão entregar o prédio por achar que financeiramente não compensa manter aquela estrutura. E eu fiz pedido que não só se fizesse cursos na área de corte e costura mas em áreas variadas para que pudéssemos fomentar a economia. Então vamos estudar e trazer esses cursos rápidos para Santa Cruz. Então, o Senai fica`` falou Fábio.

Sobre as carretas


São semirreboques, que vão até as empresas ou comunidades distantes acopladas em caminhões. Ficam estacionada durante o período médio de dois meses em cada local. Podem atender até 18 alunos ao mesmo tempo.

Em alguns casos, todas as atividades são realizadas dentro do semirreboque; em outros, as salas podem ser montadas ao lado da carreta, que funciona apenas como laboratório ou oficina.



PARA QUE SERÁ UTILIZADO O PRÉDIO ANTES UTILIZADO PELO SENAI? (foto Blog do Ney Lima)



´´Vamos estudar com a nossa equipe a melhor forma de aproveitar aquela estrutura. Pois o prédio volta para o município`` o prefeito se ateve apenas a essas palavras. Porém, vale ressaltar alguns pontos:

- PRIMEIRO PONTO:  essa ideia de doar o prédio para ASCAP (Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe) não é uma boa ideia prefeito. A entidade já ganhou o terreno para a construção e sua sede em 2015 através do Projeto de Leu 22/2015, que autorizou o Poder Executivo a proceder a Concessão de Direito Real de Uso à ASCAP. Detalhe aprovado por unanimidade pelos vereadores daquela legislatura. Uma entidade formada por EMPRESÁRIOS PODEROSOS DA CIDADE PODE MUITO BEM CONSTRUIR SUA SEDE;

- SEGUNDO PONTO: prefeito Fábio cuide em tirar da pauta do Poder Legislativo o Projeto de LEI nº 014/2020, enviado no apagar das luzes da gestão de Edson Vieira para  autorizar o Poder Executivo Municipal a efetuar a concessão de Direito Real de Uso do terreno situado na Rua Maria Paulina da Conceição, nº 251, e respectivo imóvel nele construído, pertencente ao Patrimônio Público do Município de Santa Cruz do Capibaribe, para a ASCAP - Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe. O ´´fomento de atividades educacionais de formação de mão de obra para a indústria no município`` como alega a ementa do projeto foi, é e continuará sendo muito bem executado pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Pernambuco;

- TERCEIRO PONTO: nem adianta virem com ´´xurumelas` , tome as rédeas prefeito. Esse boato de que o PODER LEGISLATIVO poder ter interesse de mudar de endereço e ir para o referido prédio precisa ser imediatamente abafado. A Câmara de Vereadores deve permanecer onde está. Até que se possa colocar em prática a ideia inovadora outrora defendida pelo ex-presidente daquela Casa, José Augusto Maia Junior da edificação do novo prédio do Legislativo nas imediações do MODA CENTER SANTA CRUZ;

- PREFEITO UTILIZE O PRÉDIO PARA CONCENTRAR ALGUNS SETORES E SECRETARIAS E ECONOMIZAR ALUGUEIS.


ANDA NA LIVE O PREFEITO ABORDOU OUTROS TEMAS:

FROTA DETERIORADA – PREFEITO ANUNCIA QUE GESTÃO IRÁ ALUGAR CARROS


´´Se você passar no pátio do Hospital Municipal tem vários carros quebrados. A situação que pegamos foi uma gestão com pouquíssimos carros. A situação é essa, os veículos estão caindo os pedaços. Vamos ter que alugar alguns carros, não tem como comprar carros agora. Para que as coisas comecem a andar`` informou o prefeito. Que acrescentou informações sobre o estado dos prédios públicos ´´com exceção da Ação Social, os outros estão bem deteriorados. E aí temos planos de reestruturar e ver o que podemos fazer para diminuir os alugueis e economizar recursos``
disse.


O PREFEITO FALOU SOBRE A SAÍDA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE DO CONIAPE (Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras)

´´Semana passada decidimos sair da presidência do Coniape e eu expliquei em uma nota. O que me foi passado lá na sede do Coniape é que Santa Cruz não tinha poder de alterar nada la na estrutura do Coniape, pois em fevereiro acontecerão as eleições. Mas, eu seria ordenador de despesas. E eu não achei interessante ficar sendo ordenador de despesas em um órgão que eu não tinha conhecimento. A saída foi uma decisão baseada em algumas evidências que nós temos pelos serviços que foram feitos pelo Coniape aqui em Santa Cruz`` disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário