quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Para reforçar o enfrentamento à Covid-19, SVO´s de Recife e Caruaru recebem reformas

 Em consonância com a estratégia de enfrentamento à pandemia da Covid-19, do Governo de Pernambuco, o Gabinete de Projetos Estratégicos (Gape), responsável por supervisionar e executar obras e empreendimentos, concluiu, no dia 30 de dezembro, a reforma e ampliação das instalações dos Serviços de Verificação de Óbitos (SVO) de Caruaru, no Agreste e do Recife, na RMR

 


Localizada no anexo do Hospital Regional do Agreste (HRA), no km 130 da BR-232, a unidade do SVO de Caruaru passou por intervenções, tanto nas áreas de acesso ao público, quanto nos locais de recebimento e exame de cadáveres. Foram reformadas e ampliadas as salas de recepção, assistência social, de amostras e da câmara fria, vestiários, acesso para recebimento de corpos, copa, dormitórios e área de repouso médico. Também foram implantadas novas salas para necropsia e guarda de custodiados, além de aquisição de novos aparelhos de ar condicionado, mesas de necropsia, bancadas de aço inox e instalação de sistema de exaustão.


Os serviços de engenharia ainda incluíram melhorias gerais como substituição dos pisos antigos por cerâmicas (área social), aplicação de revestimentos à base de resina epóxi, pintura e reforma das instalações elétricas e hidro-sanitárias, além da construção de lixeira com separação de lixo comum e infectado. Para facilitar o acesso à unidade, também foi realizada a pavimentação da área externa (estacionamento) com intertravados, drenagem e melhoria de iluminação. Ao todo, foram investidos na unidade R$ 1,24 milhões.


Já no caso da unidade localizada no Recife, anexa ao prédio de Anatomia e Patologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), as intervenções promoveram reformas e ampliações nas áreas da recepção ao público, coordenação, salas dos auxiliares, do sanitarista, dos médicos, salas de necropsia, vestiários, de amostras e de recebimento de corpos. Os trabalhos também contemplaram a aquisição de novos aparelhos de ar condicionado, mesas de necropsia, construção de lixeira e depósito para lixo comum e infectado, além da recuperação do sistema de exaustão, com a substituição de dutos. Melhorias gerais, como substituição dos pisos antigos por cerâmica e aplicação de revestimentos à base de resina epóxi, pintura e reforma das instalações elétricas e hidrossanitárias também foram realizadas. Os investimentos para a realização dos serviços foram de R$ 630 mil.


“Por conta da emergência de saúde pública e aumento do volume de trabalho dessas unidades, o governador Paulo Câmara prontamente nos demandou ações de apoio para proporcionar um melhor fluxo de trabalho e um ambiente mais eficiente e seguro para os profissionais”, disse o chefe do Gabinete de Projetos Estratégicos, Renato Xavier Thièbaut. “Para auxiliar no funcionamento dessas unidades, prezando pela manutenção dos serviços operacionais durante a execução das obras, também realizamos a locação de containers refrigerados”, afirmou.  


O SVO tem como objetivo realizar necropsia nos óbitos de causa natural, sem esclarecimento de Causa Mortis. A vigilância do óbito envolve ações de notificação, investigação, análise da evitabilidade, identificação dos determinantes e recomendações que visam nortear as ações e políticas de saúde.

GAPE - O Gabinete de Projetos Estratégicos tem como atribuições desenvolver e gerir ações e programas para implantação de projetos estratégicos para o Estado, em articulação com a União, outros estados e municípios, supervisionar e executar obras e empreendimentos, autorizar a elaboração de projetos básicos e executivos de engenharia, entre outras atividades.

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário