segunda-feira, 1 de julho de 2019

Como nossos vereadores se saíram nos 6 primeiros meses de 2019?


Confira essa breve análise do que vos escreve, acerca da atuação dos parlamentares de Santa Cruz do Capibaribe.

Toinho do Pará: o ex-prefeito, ex-deputado estadual e matuto do bem, está no top 5 dos que mais apresentaram requerimentos na Câmara de Vereadores. Com sua voz mansa e cautela ao falar, Toinho segue sem grandes estranhamentos com nenhum dos parlamentares. O que precisa melhorar é a apresentação de projetos de lei, sentimos falta de projetos de maior relevância vindo de seu gabinete. 

Destaque para o projeto de lei Nº97/2019 que estabelece medidas e procedimentos para os casos de violência contra profissionais da educação ocorridos no âmbito das escolas de ensino público e privado no município de Santa Cruz do Capibaribe, estado de Pernambuco.

Junior Gomes: figurando entre os medianos no quesito produtividade de requerimentos o secretário da mesa diretora precisa melhorar seu trabalho. Discurso forte é importante mas o cidadão quer ver mais. Dos 2 projetos de lei que apresentou nesse semestre, posso destacar apenas o que tomba por interesse histórico e cultural a sede da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube. Junior é ´´porreta``, competente e eficiente quando o assunto é fazer oposição. Ironia, inteligência e perspicácia para construir discursos fortes é com ele mesmo.



Capilé: o vereador vindo do bairro da Palestina também fica no grupo dos medianos no quesito produtividade de requerimentos. O problema é que ele vem se perdendo nos discursos, criou um problema de identificação com o antigo grupo e agora figura em uma terceira via. Quando o quesito é PROJETO DE LEI, o vereador só tem um ainda em tramitação:  projeto nº 31/2019 CONCEDE ISENÇÃO DE IPTU PARA CONTRIBUINTE QUE CEDER OU LOCAR IMÓVEL PARA ENTIDADE BENEFICENTE. O parlamentar precisa colocar os pés no chão e perceber as particularidades da política local, e ter cuidado para não terminar sendo infectado pela maldição do ´´VEREADOR DA PALESTINA, É VEREADOR DE APENAS UM MANDATO``.

Deomedes: o vereador do Santo Agostinho apresentou apenas 20 requerimentos e por vezes fica aflito ao discursar. Embora seja um político com notáveis boas intenções e liderança comprovada em sua comunidade, o paraibano precisa se reinventar e mostrar mais serviço no segundo semestre. Defensor ferrenho do PT, Brito pode aproveitar a péssima situação do país e o caos do governo BOLSO para solidificar sua imagem de vereador do partido de Lula. FICA A DICA.




Irmão Val: 17 requerimentos apresentados, imagem ofuscada pelos colegas de bancada (Jessyca e Pipoca) e insatisfação com o grupo estampada na cara. Podemos começar assim o resumo do semestre do parlamentar que teve apenas um projeto de lei apresentado esse ano. O Projeto  Nº074/2019 dispõe sobre a Proibição de Animais de grande porte Soltos em estradas, Rodovias e vias Públicas, e obriga seus proprietários colocarem identificação em seus animais. Vale lembrar: a população quer bem mais do que os 7 minutos semanais na tribuna.



Ernesto Maia: falar que o líder da bancada de oposição é astuto, inteligente, sagaz e articulador seria redundante. Então, vamos tratar da produtividade do gabinete. Embora seja um dos que pouco apresentou requerimentos, é um dos que mais  apresentou projetos de lei. SOZINHO ELE APRESENTOU 10 PROJETOS DE LEI NESSE SEMESTRE. Calado e de bastidores, o Maia deveria mesmo provocar desconfiança nos seus concorrentes. Lembrem, Ernesto sempre surpreende nas disputas municipais.

Helinho Aragão: o jovem parlamentar, e meu pré-candidato a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe atualmente, teve baixa produtividade de requerimentos (apenas 14) e boa produtividade de projetos de lei (7). Destaque para o Projeto Nº 75/2019 que trata da implantação da Seção de Canil, no âmbito da Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe. E o Projeto Nº 98/2019 que trata da utilização de energia solar para os Prédios Públicos. O que falta é Helinho explorar melhor a boa aceitação de seu nome (ou seja, bota a boca no trombone) e se mostrar mais presente nos eventos da cidade.




Zezin Buxin: gente boa, voz mansa, poeta e ser humano de bom coração. Mas enquanto parlamentar deixa muitooooooooooooooo a desejar. Mais parece que Zezin nem queria estar na Câmara de Vereadores. No semestre só apresentou 8 requerimentos, faltou sessões e em outras se quer quis utilizar a tribuna na hora da sessão. Zezin precisa se decidir. Quer ou não ser vereador?

Jessyca Cavalcanti: segunda colocada no ranking de produtividade de requerimentos (a líder do governo só perdeu para o vereador Ronaldo Pacas), com 42 requerimentos apresentados de fato faz jus ao cargo de liderança que ocupa no grupo. Defensora ferrenha da gestão e do nome do prefeito, ela parte para a defesa com unhas, dentes, mente e coração. Jessyca é estrela solitária no grupo de situação, e por vezes esse peso de ´´guerreira defensora da gestão e do nome do gestor municipal`` tem prejudicado sua atuação de parlamentar. Líder isolada no quesito produtividade de Projetos de Lei, a parlamentar tem 27 só nesse semestre. Só precisa abrir os olhos para não prejudicar sua carreira política com a defesa desenfreada do prefeito.

Joab do Oscarzão: quinto colocado na produtividade de requerimentos o vereador deu algumas escorregadas nos discursos, mas temos que concordar ele sempre está nos holofotes. Destaque para o Projeto de Lei 27/2019 que resultou na Lei Municipal Nº 2.984/2019 que Instituiu o mês "SETEMBRO AZUL", dedicado às ações educativas para melhoramento da acessibilidade e diminuição da exclusão. O parlamentar só precisa se orientar quanto ao grupo, ala ou bancada política quer integrar de fato.




Augusto Maia: 10 requerimentos apresentados, o presidente da mesa diretora tem atuação mediana quando o assunto é apresentar projetos de lei (foram 8). Agora uma coisa temos que convir, Augusto Maia entra para a história como a gestão que mais evidenciou o trabalho do Poder Legislativo das 37 MESAS DIRETORAS que já existira na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Nunca os trabalhos da Câmara, a atuação dos vereadores e os frutos dos mesmos foram tão evidenciados junto ao povo. Focado na pessoa presidente e esquecendo por momentos a pessoa vereador, o menino Augusto (como vem sendo chamado) precisa dedicar mais atenção ao seu mandato.

Zé Minhoca: o ex-presidente da mesa diretora é sábio e aparece no terceiro lugar do top 5 de produtividade de requerimentos, com 39 apresentados. Já no quesito projetos de lei, Zé tem apenas 1 (e no caso ainda em tramitação): o Projeto Nº 110/2019 pretende tornar isento de pagamento da taxa de inscrição, em Concursos Públicos nos Órgãos Municipais da administração direta e indireta,  pessoas doadoras de sangue ou medula óssea à rede hospitalar pública ou conveniada com o SUS no Estado de Pernambuco, e dá outras providências. Já no discurso o parlamentar precisa se aprimorar mais, e cá entre nós: DEFENDER BOLSONARO não vai acrescentar pontos positivos nãoooooooooo.

Ronaldo Pacas: o vice-presidente da mesa diretora é LÍDER NO NÚMERO DE REQUERIMENTOS APRESENTADOS E TAMBÉM LÍDER NO NÚMERO DE REQUERIMENTOS APROVADOS. Por outro lado Pacas precisa produzir mais projetos de lei, até agora só foram 3 (embora todos relevantes) no semestre. Outro ponto a ser melhorado é  a tribuna, queremos mais ênfase nas críticas aos desmantelos da Gestão Municipal. Ponto positivo para a marca que mantem desde seu primeiro mandato até hoje: nesses 7 anos é o ÚNICO VEREADOR QUE NUNCA FALTOU UMA SESSÃO SE QUER.



Pipoca: o jovem parlamentar tem atuação relativamente satisfatória na produtividade de requerimentos apresentados, figurando no top 5. Já no quesito tribuna e discurso precisa ser mais incisivo, se não sua colega de bancada vai terminar tomando conta de todos os espaços.

Marlos da Cohab: 17 requerimentos e 8 projetos de lei apresentados, presidência da mais importante CPI da atual legislatura (a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as obras da cobertura do Calçadão Miguel Arraes de Alencar, que caiu lembram?) e autor de diversas denúncias contra a Gestão Municipal, Marlos está no caminho certo para se firmar como um vereador de destaque. Só precisa saber tirar melhor proveito político das oportunidades que ora lhe são apresentadas e fazer com que a CPI do Calçadão surta efeito e gere resultados, e não fique nessa mesmice chata que vem se tornando.


Nailson Ramos: gente boa e integrante do grupo da lanterna, apresentou apenas 8 requerimentos e 10 projetos de lei (embora tenham sido um em conjunto com a bancada, outros retirados, outros denominando prédios públicos e criando datas comemorativas). Destaque para o Projeto de Lei Nº 171/2018 que resultou na Lei Municipal nº 2.954/2019 que Instituiu o Banco de Armação de Óculos para fornecimento gratuito no Município de Santa Cruz do Capibaribe.

E nem me venham com mi mi mi senhores vereadores. Se não concordam com o que aqui foi escrito, paciência. Busquem melhorar suas atuações, saibam absorver as críticas e respeitem a imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário