quarta-feira, 17 de julho de 2019

2º Festival Café Cultural de Taquaritinga do Norte já deixa saudades

Fotos: @mmonalizafotografia
@thaisuenia


Saudade é a palavra que já define a 2ª edição do Festival café Cultural. Foram quatro dias de muita cultura, artesanato, shows musicais, peças teatrais e cortejos, que transformaram a linda Taquaritinga do Norte em um multiculturalismo no agreste do estado. Realizado pelo Governo Municipal através da Diretoria de Cultura junto com a Secretaria Especial de Cultura Federal, Governo do Estado de Pernambuco com o Apoio do Sesc e da Globo Nordeste o evento vem resgatando e valorizando a cultura do café, muito rica na cidade, pois possui um dos melhores cafés do País.

“O Festival foi sucesso por mais um ano. A cidade ficou lotada, a economia aquecida, famílias na praça, uma festa bonita e que cada ano se consolida. Ano que vem tem mais, e vamos fazer ainda melhor.”, afirmou o Prefeito, Ivanildo Mestre.

O Festival Café Cultural veio para ficar. É muito gratificante ver o nosso planejamento sair do papel e ser elogiado nos quatro cantos da cidade. A festa contou com vários polos de animação, muita cultura, arte, shows e lógico, o grande homenageado da festa: O Café, que este ano, ganhou um destaque especial no coreto central com as principais marcas do município expondo seus produtos e comercializando. Foi muito arretado!”, comemorou o Diretor de Cultura, Leo Lima.
Foram quatro dias de pura cultura, café de primeira qualidade, aliados ao clima friozinho que a cidade é naturalmente contemplada. Mais de 30 mil visitantes durante os dias do evento, lotando hotéis, pousadas e trazendo renda extra para aqueles que optaram por alugar suas casas para  receber os turistas. O comercio comemorou a movimentação. A cidade volta ao patamar de destaque, roteiro certo no mês de julho. O festival mostrou mais um ano que veio para ficar! 2020 é logo ali. E já pode começar a contagem regressiva para a 3ª edição, que acontecerá entre os dias 16 e 9 de julho. Até lá ficaremos relembrando esta linda edição de sucesso, tomando o melhor café do País e ansiosos para que chegue logo...
ESTRUTURA
A edição do Festival 2019 contou com sete polos de animação em torno da Praça Central sendo eles: Polo Multicultural (Palco Central), onde se apresentaram grandes nomes da música como Adiel Luna, Flávio Leandro, Santanna o Cantador, Cristina Amaral, Maestros Spock, Forró,  Joanna, Dorgival Dantas e Bia Villa Chan.  O Polo Teatro SESC Cultural foi montado no Altar da Praça e reuniu o melhor de nossa cultura. Foram diversas danças, peças teatrais, sarau, apresentações de quadrilhas, bacamarteiros e música de primeira. Já o Polo Literário montado no salão de Verônica contou com lançamento de livros e debates com escritores pernambucanos e paraibanos. Outro Polo bastante visitado foi o Erudito, organizado nas dependências da Igreja Matriz, onde contou com apresentação da Orquestra 19 de julho, lançada na primeira edição do Festival em 2018. O Polo Arte e Poesia foi montado na Praça Antônio Pereira, em volta do lago, trouxe recitação de cordéis, teatro para crianças e contação de histórias. O artesanato da cidade e região também ganhou um polo, o Artesanato, instalado na carreta do artesanato de Pernambuco que ficou estacionada na praça central. O grande dono da festa, o Café, também teve seu polo localizado no coreto central, com direito a degustação e comercialização. Foi montado estandes com as marcas dos cafés da cidade e cada um pode expor e comercializar seus produtos.

Além dos sete polos, o Festival também contou com uma caminhada ecológica, no sábado (13), onde os participantes visitaram alguns pontos turísticos da cidade, bem como plantios de café orgânico. Os visitantes também contaram com todo trabalho das policias militar e civil, bombeiros e seguranças particulares, bem como a fiscalização da vigilância sanitária, presença do Samu e com estande da Secretaria Municipal de Saúde dando todo suporte.






TURISMO 

No coreto central também foi montado um estande onde tratava de “Passeios Turísticos”. No local era possível marcar visitações a propriedades de café e alguns pontos turísticos da cidade como a Rampa do Pepê.

Um dos pontos da rota foi o cafezal da Dona Raimunda localizada no sítio Cumbe. Recebidos por muito forró os visitantes se encantava pela estrutura simples, mas muito acolhedora que foi montada. Com exposição do café e objetos antigos, o sítio de Dona Raimunda levou a uma vivência incrível aos turistas.

Dona Raimunda, toda sorridente e encantadora, recebia cada um com muito amor e alegria. Antes de entrar no cafezal, já fazia um trocadilho com a planta “amor de homem”, abordando que assim como a cor da planta varia do início do dia para o fim da tarde, era assim o amor do homem, variável, arrancando sorrisos de cada um que ali estavam. Entrando nos cafezais a produtora explicava como se dá o plantio, seu tipo e respondia curiosidade dos visitantes.  Durante o percurso também instigava os turistas o apanhar o grão diretamente dos pés de café e degustar: “Podem retirar, aqui tem muito, provem e apreciem que doçura o fruto”, falava. Completando o passeio, os turistas eram levados até a casa de farinha da propriedade, com uma vista da mata de tirar o fôlego de qualquer um. E sabe a melhor parte? Tinha mais forró na recepção e todos podiam degustar o café de Dona Maroca, bem como adquirir para consumo ou presentear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário