quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Reeducando da Penitenciária de Caruaru produz veículos em miniatura

Um reeducando da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste, está produzindo brinquedos semelhantes àqueles expostos em vitrines de grandes lojas de encherem os olhos das crianças, só que o material utilizado é todo reciclável. D.F.S(ele prefere não ser identificado), 36 anos, está há um ano e 11 meses na PJPS onde aprendeu a produzir miniaturas de caminhões e carretas, inclusive com controle remoto.



Enquanto cumpre pena no regime fechado longe da esposa e da filha de 12 anos, ele abre a mente com a produção dos carros que demora cerca de dois meses para concluir cada um. “Tenho experiência em várias profissões como motorista de caminhão caçamba, operador de máquinas pesadas, marcenaria, carpintaria, pintura, mas aprendi a fazer esse trabalho aqui no presídio, eu nunca tinha trabalhado com artesanato”, contou o reeducando, que tem direito à remição de pena na proporção de um dia a menos a cada três trabalhados.

Os objetos, cujos materiais utilizados são garrafa pet, madeira, fio, borracha, tapete emborrachado, cano e antena de tv, são vendidos com lucro para o artista. “Nós apoiamos essas ações, pois sabemos que reflete de forma positiva na rotina da unidade prisional, na mente do detento e na relação dele com a família, além de ser uma forma de incentivar a ressocialização pelo trabalho”, afirmou o gerente da PJPS, Paulo Paes.   



PINTURA – No Presídio de Igarassu (PIG), na Região Metropolitana do Recife, a arte fica por conta do reeducando Moisés do Nascimento Monteiro, pintor e desenhista, 39 anos, há dois recolhido na unidade. Ele levou para o presídio a experiência da arte adquirida há 20 anos. “No presídio, vi a oportunidade de aprimorar o meu trabalho. Quando eu sair, pretendo abrir um ateliê”, planeja Monteiro.    

Imagens: Divulgação/Seres 

Nenhum comentário:

Postar um comentário