sexta-feira, 9 de agosto de 2019

POR DENTRO DO LEGISLATIVO: Estudantes debatem política com os vereadores na Câmara de Santa Cruz

Entre os dias 6 e 7 de agosto os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola de Referência Luiz Alves da Silva participaram de um projeto de discussão política da disciplina de Filosofia promovendo o debate em torno da democracia e do Poder Legislativo na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.


Os alunos puderam sabatinar os vereadores e tirar dúvidas sobre os aspectos gerais da política e o funcionamento da Casa de Lei.
A aluna Raiane Raquel, falou da importância de conhecer o andamento do Legislativo.
“Eu não conhecia muito bem como funcionava a Câmara e agora tivemos um maior conhecimento e pudemos debater sobre democracia, república e os projetos de lei que são debatidos aqui. Foi muito proveitoso”, disse.
Já para a estudante Carol Rebeca, a aproximação do povo com as instituições públicas é importante para a formação de opinião.
“A gente precisa criar um senso crítico em relação à política. Até um tempo atrás, a gente não tinha essa intimidade e acho que antes do prefeito e do vereador, a população precisa ir atrás e entender o que está acontecendo e qual a responsabilidade de todo mundo na sociedade”, destacou a aluna.
O professor Romenyck Stiffen, idealizador da visita dos alunos, detalhou o projeto desenvolvido.
“O projeto trata de debater o conceito de Política na Filosofia. Na sala de aula a gente trabalha os conceitos teóricos, mas temos a proposta também do trabalho de campo onde os alunos vão aos agentes políticos da cidade, aos vereadores que são os políticos mais próximos do povo, entender quais são os projetos que são debatidos e presenciar a Sessão Plenária”, pontuou.
Um dos vereadores sabatinados, o presidente da Câmara Augusto Maia, falou da importância da troca de conhecimento com os estudantes.
Tive uma grande alegria de participar desse debate com os estudantes. Tive a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas dos alunos sobre política e, principalmente, aprender bastante com eles. A Câmara sempre estará de portas abertas para projetos como esse”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário