quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Presídios de Pernambuco doam óleo descartado nas cozinhas para uso em programa socioambiental

 Um parceria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), com a Asa Indústria e Comércio tem impactado de forma positiva no meio ambiente. A empresa realiza, há cinco meses, a coleta seletiva do óleo vegetal comestível em oito unidades prisionais. A ação faz parte do Programa Socioambiental Mundo Limpo.    

 


Nas oito unidades, a Asa instala os coletores e faz o recolhimento do óleo periodicamente, em seguida a substância passa por um processo produtivo do sabão comercializado pela empresa. De agosto a dezembro do ano passado, a indústria recolheu 485 litros de óleo no sistema prisional. O objetivo do programa é reverter as doações em recursos financeiros destinados à Fundação Alice Figueira de Apoio ao Imip, além de trabalhar com sensibilização e educação ambiental nos diversos segmentos da sociedade. “É uma parceria que insere o sistema prisional numa ação de sustentabilidade do Meio Ambiente e em uma rede de solidariedade à medida que beneficia uma instituição de saúde importante como o Imip”, pontuou o secretário-executivo em exercício de Justiça e Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo.   

A gerente de Qualidade, Desenvolvimento e Responsabilidade Socioambiental da Asa, Flávia Moura de Moraes, fala da importância da parceria com o sistema. “A importância dessa parceria se dá, entre outros motivos, pelo seu perfil inclusivo e social onde os parceiros, no caso, os presídios se tornam agentes modificadores de suas realidades construindo hábitos sustentáveis”. As demais unidades produzem o sabão caseiro ou doam a substância a outras instituições.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário