O Governo do Estado promove, nesta sexta-feira (21), às 11h, o 1º Encontro dos Povos Ciganos de Pernambuco. O evento, que será realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (Seses) e da Coordenadoria Estadual de Igualdade Racial, acontece em alusão ao Dia Estadual de Combate à Intolerância Religiosa e ao Vilipêndio Religioso, que tem 21 de janeiro como marco.
A programação de palestras contará com participantes no modelo presencial e virtual. Serão discutidos temas como “A Identidade e o Imaginário Cigano na atualidade”, “Saúde da população cigana”, “Educação cigana” e “Mulher cigana”. O evento, que vai ocorrer no auditório do prédio anexo da SDSCJ, no bairro da Boa Vista, no Recife, terá ainda exposição de artesanato, apresentações culturais, cartomancia e leitura de mãos. A expectativa é de que haja a participação de povos das etnias Calon e Romi, provenientes dos municípios de Custódia, Altinho, Caruaru e Feira Nova, no Interior de Pernambuco.
O encontro será gratuito, mas com vagas limitadas em observância aos protocolos sanitários decorrentes da pandemia. Para acessar o local do evento, será obrigatória a apresentação de carteira de vacinação contra a Covid-19 em formato físico ou virtual.
Confira a programação:
10h - Credenciamento
11h – Abertura do evento
Hino Internacional Cigano – Djelem Djelem
Grupo Musical Calens Lachons – Altinho-PE
Dançarinas Ana Bione e Mirthes Novaes
Palestras
Palestra de abertura
Professor Jorge Bernal – União Romani da Argentina
“Ações do Instituto Cigano do Brasil nos Estados”
Paulo Calon - Instituto Cigano do Brasil
“Mulher Cigana”
Ana Dalila Gomez Baos – Prorron Colombia
“Educação Cigana”
Viviane Rezende Alves – Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco
“A Identidade e o Imaginário Cigano na atualidade”
Professor Renato Athias – Antropólogo (UFPE)
“Saúde da População Cigana”
Miranete Arruda – Secretaria da Saúde de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário