quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Novembro com programação educativa no Hospital Mestre Vitalino

Na manhã desta quarta (22), o Hospital Mestre Vitalino (HMV) realizou uma palestra para os colaboradores sobre o câncer infantojuvenil ministrada pelo Dr. Augusto Dal Chiavon. Atualmente, o câncer é a 8causa de morte nas crianças e a 2a causa nos adolescentes, de acordo com as informações do Instituto Nacional do Câncer.

Na oportunidade, o médico destacou que as neoplasias em crianças são mais agressivas, mais rápidas, tem predominância maior no sexo masculino, mas também tem uma maior possibilidade de cura. “Hoje no Brasil 26% dos casos de câncer infanto-juvenil são leucemias, 14% são linfomas e 13% são no Sistema Nervoso Central. No nosso país as chances de sobrevida são de 64%, e no Nordeste esse número cai um pouco para 60%, por conta do acesso a rede de assistência”.





Durante a palestra, Dr. Augusto conscientizou as equipes presentes sobre a importância da atenção aos pacientes, e da necessidade de sempre perguntar, considerar suas informações, sensibilizar e não abandoná-los na rede de saúde. Além disso, apresentou os fatores de risco como genética, agentes ionizantes e químicos, vírus e agrotóxicos, com destaque para o último item e os agravantes à saúde.

Ontem (21), o Setor de Oncologia do HMV em parceria com o Serviço Social realizou uma manhã formativa para pacientes e acompanhantes sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, além de apresentar orientações sobre os direitos dos pacientes oncológicos, temática muito pertinente, por ser desconhecida por boa parte dos pacientes e familiares.

No próximo dia (29) a unidade promoverá uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata com o urologista Dr. Thiago César, voltada para os colaboradores. O HMV segue as diretrizes recomendadas pelo HumanizaSUS que visa o acolhimento dos pacientes e acompanhantes nas unidade públicas de saúde, entendendo que acolher é reconhecer o outro e o que ele traz como legítimo, considerando sua necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/populações.

A unidade trabalha incentivando o conhecimento sobre os direitos garantidos por lei nos serviços de saúde, assegurando que eles sejam cumpridos em todas as fases do cuidado, desde a recepção até a alta. O Hospital Mestre Vitalino fica localizado na avenida Amazonas, Rod. BR-104, 175, bairro Luiz Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário