terça-feira, 1 de dezembro de 2020

SDSCJ articula e mobiliza municípios para garantir a participação dos jovens de todo Estado no I Encontro de Pernambuco- Adolescentes contra o Trabalho Infantil

O trabalho infantil, a aprendizagem profissional e as políticas públicas para o enfrentamento da violação de direitos de crianças e adolescentes serão temas de discussão no próximo dia 10/12, durante o I Encontro de Pernambuco- Adolescentes contra o Trabalho Infantil promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) com apoio da Seceratria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS). O evento será virtual com transmissão pela plataforma Zoom com duração de 6h, das 9h às 12h e das 14h às 17h. 



“Trabalhamos em todo o estado para o fortalecimento das políticas públicas de assistência social por meio de ações articuladas com outros órgãos públicos e a sociedade civil organizada, garantindo a inclusão social de segmentos em situação de vulnerabilidade. Precisamos oferecer qualidade de vida para crianças e jovens, que devem ter acesso a o que garante a Constituição, a exemplo da educação. Lugar de crianças e de adolescentes é na escola”, alerta Sileno Guedes, secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. 


O combate ao trabalho infantil é uma pauta permanente da SDSCJ. “Precisamos garantir os  direitos, a melhoria da qualidade de vida e a proteção social, prioritariamente, à população em situação de vulnerabilidade e risco como é o caso de crianças e adolescentes. Contamos com a colaboração da sociedade que, por meio do Disque 100, pode denunciar a ilegalidade do trabalho infantil”, lembra o secretário executivo de Assistência Social da SDSCJ, Joelson Rodrigues. 


Para garantir a efetiva participação dos jovens no encontro, a equipe da SEASS está responsável pela mobilização e articulação junto aos municípios. “As equipes municipais dos CREAS, as secretarias municipais de Educação e demais instituições que atendem crianças e adolescentes, bem como dos serviços ofertados no município, a exemplo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) estão sendo convocadas para conclamar seus jovens”, diz Leônidas Leal, coordenador das Ações de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco.  


As inscrições podem ser feitas pelo link abaixo por qualquer jovem, que tenha interesse na troca de experiência. 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKeZ-AZCm_RrFfyfQMGqAYDdYCSc5dVtxHVG_MBSGFnNYNww/viewform Em caso de necessidade, o adolescente pode contar com o apoio das equipes dos CREAS/CRAS nos muncípios que poderão auxiliá-lo por meio da cessão do espaço e de equipamentos (notebook, PC, webcam, etc.) garantindo, assim, a participação dos adolescentes atendidos pela Assistência Social de cada cidade. Desta forma virtual, o evento preza pelo distanciamento social e cumpre as medidas de prevenção previstas nos protocolos de saúde contra o novo Coronavírus.


O evento tem o apoio também da Rede PETECA, do Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (CONAPETI), da Seceratria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ/SEASS); do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Pernambuco  (FEPETIPE), do Fórum Pernambucano Aprendizagem Profissional (FORAP), e outras instituições no Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário