quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Curso de Biomedicina da Asces-Unita é eleito o melhor de Pernambuco

O curso de Biomedicina do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) foi apontado como o melhor de Pernambuco entre as instituições privadas, por meio do Ranking Universitário Folha de São Paulo 2019. A avaliação é realizada anualmente e classifica 179 instituições brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.
Autorizado pelo Ministério da Educação desde 2003, o curso se consolidou na região por seus diferenciais e formação focada na pesquisa e desenvolvimento profissional dos estudantes. Entre seus principais pontos de destaque, está a possibilidade de que o biomédico saia formado com mais de uma habilitação. É o único curso do Estado que oferece essa característica, tendo sido criado de maneira generalista e com convênios que possibilitam 500 horas de estágio em outra área de habilitação biomédica. 

De acordo com o coordenador do curso, Franklin Barbalho, isso é fundamental para que o aluno saia com um currículo ainda mais qualificado. “O nosso estudante, quando se forma, leva no currículo o histórico com essa vivência, que é reconhecida pelo Conselho Regional de Biomedicina. É um grande diferencial, pois pouquíssimos cursos no Brasil conseguem promover isso. Os alunos saem habilitados para trabalhar nas áreas da saúde pública, biologia molecular, citologia clínica, bromatologia, imagenologia, banco de sangue e análises clínicas”, explica. 
Além disso, as possibilidades de contato com a realidade profissional são várias, pois existem convênios com Secretaria Estadual de Saúde, hospitais, unidades de saúde de todo o Estado, Hemope, além de um laboratório escola de análises clínicas que é referência e oferece serviços gratuitos para a população.
Na área da pesquisa, os frutos do incentivo se evidenciam por meio da presença nos cursos de mestrado. Nos últimos cinco anos, por exemplo, alunos de Biomedicina ocuparam as melhores colocações nas seleções. Este ano, inclusive, há a possibilidade de os três melhores colocados serem da Asces-Unita. Milena Oliveira está concluindo o curso e é uma das que está participando da seleção para o Mestrado do Instituto Aggeu Magalhães - Fiocruz. “O curso foi muito proveitoso, tanto para a minha formação profissional, quanto pessoal. Existe muito incentivo para a produção científica dos alunos, o que auxilia a nos preparar para seleções e concursos”, frisou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário