quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Alepe nos Municípios visita Surubim

O programa Alepe nos Municípios chegou, na última terça, a Surubim, no Agreste Setentrional. A iniciativa visa aproximar o Poder Legislativo do cidadão e pretende percorrer todo o território pernambucano. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e leva conhecimento sobre o trabalho da Casa por meio de palestras, vídeos e atividades lúdicas. O encontro foi realizado na Escola Técnica Estadual Antônio Arruda Farias e reuniu alunos, professores e gestores da unidade de ensino, assim como das escolas Severino Arruda Faria, Natalícia Figueiroa, Ana Faustina e Maria Cecília, além de moradores.
Na abertura, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros, do PP, saudou os participantes por meio de um vídeo no qual ressaltou o objetivo de “aproximar a Casa de Joaquim Nabuco do cidadão”. Presente no evento, a deputada Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas, do PSOL, também destacou que o projeto da Alepe tem o papel de fazer a ponte entre o Poder Legislativo e a sociedade. É muito importante porque aproxima, né, a gente da população, além do que a gente faz na Casa, os projetos, as audiências públicas, estar em um município é bom porque a gente conhece mais o território, a gente se aproxima mais das questões territoriais”. Ela esteve acompanhada das codeputadas Carol Vergolino, Kátia Cunha e Joelma Karla, esta última natural de Surubim.
Após a apresentação de um vídeo institucional, servidores da Consultoria Legislativa (Consuleg) e da Ouvidoria da Assembleia deram explicações técnicas sobre a Casa. O consultor Bruno Pereira abordou o papel do Poder Legislativo, as atribuições dos deputados estaduais e formas de participação popular. Por meio de um formulário da Ouvidoria Itinerante, as pessoas puderam fazer perguntas, sugestões, reclamações, denúncias e críticas. A funcionária Gabriela Vilela também explicou a importância de os cidadãos acessarem a Ouvidoria pelo site da Alepe. O presidente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti, ressaltou que a ação permite que os moradores dos municípios conheçam o trabalho da Casa de Joaquim Nabuco e o dia a dia da atuação parlamentar.
Depois dos discursos e palestras, os estudantes participaram do Master Legis, um jogo de perguntas e respostas sobre o Poder Legislativo e as atribuições dos parlamentares. O aluno Pedro Vinícius da Silva, da Escola Natalícia Figueiroa, foi o campeão da disputa. O jovem ganhou um tablet, um troféu e um diploma. Os outros quatro concorrentes, Bruna Graziele de Lima, Ézilla Raquel de Lima Soares, José Carlos Henrique Santos e Maxwell Lima, receberam diplomas pela participação.
Também compareceram à sétima edição do Alepe nos Municípios a prefeita Ana Célia, vereadores e secretários do município. A gestora agradeceu à Assembleia Legislativa pela oportunidade de Surubim poder sediar o evento.  “Tudo isso é muito importante, principalmente pelo momento que a gente vem passando, né, no Brasil, de tanta descrença, de tanta desesperança com os líderes, né, com o poder público. Então esse é realmente um exemplo dessa aproximação. É um exemplo, sim, de inclusão do povo nesse processo político”.
O projeto, que pretende abranger as 184 cidades pernambucanas, já passou por Timbaúba e Macaparana (na Mata Norte), Ribeirão e Belém de Maria (na Mata Sul) e Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho (na Região Metropolitana do Recife).

Nenhum comentário:

Postar um comentário