segunda-feira, 6 de maio de 2019

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos é celebrado com ação farmacêutica em Caruaru

No dia 05 de maio foi comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, a Secretaria de Saúde de Caruaru, através da Gerência de Assistência Farmacêutica – GAF irá celebrar a data com uma Ação Farmacêutica nesta terça-feira, dia 07 de maio. Será uma manhã de atividades voltadas à saúde da população.


O evento será realizado no estacionamento do Centro de Saúde Ana Rodrigues, no bairro São Francisco, e vai contar com palestras educativas, consulta farmacêutica com orientação sobre o uso racional de medicamentos, aferição de pressão arterial, orientação nutricional para hipertensos e diabéticos, planejamento familiar, avaliação de pele e orientação sobre fotoproteção, teste rápido para HIV e Hepatites, acupuntura e aplicação de ventosas, orientações sobre homeopatia e uso de plantas medicinais e fitoterápicos, haverá ainda oficina de flores de EVA, participação dos arte educadores e aula de zumba.

Na ocasião, também será comemorado o primeiro ano de requalificação da Farmácia Caruaru São Francisco II, do Centro de Saúde Ana Rodrigues. A unidade foi a primeira em que se aplicou o novo modelo de gestão da Assistência Farmacêutica, que tem a proposta de criar um ambiente humanizado e com foco principal no uso racional de medicamentos.

“Neste primeiro ano foram atendidos cerca de 155 mil usuários, com uma média de 600 atendimentos diários e a dispensação de diversas classes de medicamentos para toda população caruaruense. Mais de um milhão de reais foram investidos na aquisição de medicamentos para a unidade. A farmácia tem ambiente climatizado, é referência na dispensação de medicamentos de controle especial e conta com a presença de profissional farmacêutico durante todo horário de funcionamento”, explicou o gerente da Assistência Farmacêutica, Jean Batista de Sá.

O espaço físico da Farmácia Caruaru São Francisco II tem ainda um consultório farmacêutico com o intuito de realizar acompanhamento farmacoterapêutico dos usuários, bem como fomentar o uso racional de medicamentos.

A Ação Farmacêutica acontece das 8h às 12h e o Centro de Saúde Ana Rodrigues fica na Rua Martin Afonso, 267, no bairro São Francisco, no antigo Círculo Operário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário