quinta-feira, 9 de maio de 2019

Asces-Unita comemora 60 anos de história

11 de maio é o dia em que o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) completa 60 anos de história. Fundada em 1959, a Instituição foi pioneira no ensino superior do interior do Norte e Nordeste, mudando o cenário acadêmico regional e acompanhando a trajetória de desenvolvimento da região Agreste. Durante este ano, várias ações estão sendo celebradas institucionalmente para lembrar a data, e o mês de maio terá um destaque especial.

No dia 14, alunos da instituição irão comemorar com o já tradicional bolo de aniversário promovido nos dois campi e no Polo Agreste, onde poderão confraternizar e lembrar esta data especial. Já no dia 22, uma cerimônia será realizada durante a abertura do Congresso Multidisciplinar para homenagear alguns personagens que fizeram parte dessa história. Estudantes, professores, colaboradores e autoridades farão parte da ocasião. A solenidade será realizada no Centro de Convenções do Senac.
Tendo o compromisso socioambiental como um dos seus pilares, o projeto Asces Sustentável também entrará como um dos marcos comemorativos durante este mês. Entre os dias 21, 22 e 23, a campanha coletará lixo digital, como computadores inutilizados, celulares e outros eletrônicos, roupas e livros em bom estado de conservação.

Alguns eventos que já fazem parte do calendário acadêmico tiveram edições especiais este ano, como o Encontro Pedagógico e o Encontro de Profissões. Outros ainda estão por vir, como as cerimônias de colação de grau, o Asces-Unita Portas Abertas, o Férias no Campus, o Congresso Multiprofissional em Saúde e o XX Congresso de Direito.

História marcada pela inovação

A história de pioneirismo da Asces-Unita tem início no fim dos anos cinquenta, quando trouxe à região a possibilidade de formação superior. Entre a criação da Instituição e a autorização dos primeiros cursos por parte do Ministério da Educação (MEC), em 1959, foram dois anos de muito esforço. Vieram, então, os primeiros cursos de Direito e Odontologia do interior nordestino. A partir daí, outros cursos vieram e ampliaram a oferta para os estudantes da região, sendo atualmente 23 de graduação e mais de 30 de pós-graduação.

Em 2016, outro marco importante na história veio com o credenciamento para Centro Universitário, ganhando mais autonomia e representatividade no cenário educacional.  Os 60 anos agora apontam para o futuro, com o planejamento de continuar avançando e se consolidando como umas das mais importantes instituições comunitárias de ensino superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário