segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Fevereiro Roxo ressalta a importância do diagnóstico e tratamento do Lúpus


A campanha Fevereiro Roxo tem como objetivo conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce de doenças crônicas. Entre estas enfermidades está o lúpus, doença autoimune, que causa manchas, dor e inchaços nas articulações, como explica a reumatologista credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel, Dra. Geórgia Alves.

“O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune crônica que acomete mais comumente mulheres jovens.  Devemos suspeitar da doença diante de um paciente com alterações nas taxas do sangue, com dores articulares, manchas na pele ou alterações renais e neurológicas”, ressalta a médica que também destaca as causas, como deve ser o diagnóstico e o tratamento

“Existem várias causas para doença se desenvolver, sendo as principais a exposição à radiação ultravioleta, tabagismo e alguns tipos de infecções virais.  O diagnóstico deve ser feito pelo médico reumatologista a partir da junção das queixas clínicas compatíveis, exame físico e exames laboratoriais alterados. O tratamento é feito através de drogas imunossupressores e imunomoduladoras, que atuam controlando os sintomas e melhorando a qualidade de vida desses pacientes”, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário