segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Infecção urinária: saiba os sintomas, tratamento e prevenção

 Mais comum nas mulheres por ter a uretra bem mais curta que a masculina, a infecção urinária é a enfermidade que afeta os órgãos do trato urinário. Pode ser dividida em infecções da uretra (uretrite), da bexiga (cistite) ou do rim (pielonefrite) – podendo atingir os rins, a bexiga ou uretra – com várias causas, como explica o médico clínico geral credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, Dr. João André Gonçalves Sampaio.

“Provocada na maioria das vezes por bactérias e fungos, pode surgir devido a causas como relação sexual, tamanho da uretra, má higiene, baixa ingestão hídrica, mudanças hormonais, candidíase e doenças crônicas”, afirma o especialista, que destaca também quais os sintomas e quando procurar o médico.

“É importante ressaltar que nem sempre uma pessoa com infecção urinária apresentará sintomas. Em alguns casos, esse quadro só é descoberto quando um exame de urina é feito. Quando aparecem, os sintomas são: ardência ou dor ao urinar, urgência para urinar, sangue na urina, febre, dores tipo cólicas no abdômen (pélvica) e urina escura. Sempre que os sintomas aparecerem, é bom procurar o médico para que sejam feitos exames de urina e sangue para ver o grau da infecção”. 

O Dr. João André Gonçalves Sampaio enfatiza ainda sobre a cura, tratamento e prevenção da doença. “A infecção urinária tem cura sim, o tratamento é com antibióticos e analgésicos urinários. A prevenção se dá quando a pessoa aumenta a ingestão hídrica, ou seja, bebe mais água, ter uma boa higiene nas partes íntimas, fazer acompanhamento com médico periódico para descartar outras doenças no sistema urinário”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário