quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Registro de violência doméstica contra pessoa idosa cresce em Pernambuco

O amor e o cuidado que deveriam acontecer dentro do âmbito familiar, aos idosos, vêm sendo negligenciados. Segundo dados do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programa vinculado a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), de janeiro a novembro de 2018, o órgão recebeu 379 denúncias intrafamiliar, um aumento de 106 registros com relação a 2017, que teve 273.
De acordo com a coordenadora do CIAPPI, Dilma Rodrigues, “a violência intrafamiliar ou doméstica é praticada quando há negligência nos cuidados do idoso, como: abandono, maus tratos por pessoas com laços de sangue, como pais e filhos, ou unidos de forma civil, como marido e esposa,  e ainda genro e sogra”.
“Atento às características da violência doméstica, que frequentemente ocorre de maneira silenciosa e discreta, estamos intensificando a atuação das equipes do CIAPPI com o objetivo de difundir, cada vez mais, as ações de enfrentamento às violações contra a pessoa idosa, sensibilizando a sociedade quanto ao seu papel de denunciar todo e qualquer tipo de violência", explica o secretário-executivo, Diego Barbosa.
CIAPPI
Formado por uma equipe multidisciplinar, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI) atua com atendimento especializado, escuta qualificada e humanizada, serviço de orientação psicossocial e jurídica. Também realiza encaminhamentos dos casos de violência, maus-tratos e abandono à rede integrada de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa; acompanhamento e visitas periódicas a instituições filantrópicas, públicas e privadas. O CIAPPI fica na Rua Santo Elias, 535 – bairro do Espinheiro – Recife/PE
Telefone: 3182-7649    

Nenhum comentário:

Postar um comentário