sexta-feira, 17 de março de 2023

Pernambuco ganha centros tecnológicos para incentivar a inclusão digital no estado

 


Para enfrentar a exclusão digital em Pernambuco, que atinge 25% dos domicílios, segundo dados do Painel TIC COVID-19 (2022), a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) apoia projetos de desenvolvimento e inovação inclusiva que promovam o letramento digital, a capacitação tecnológica e a democratização do acesso à internet e às tecnologias digitais. O órgão, junto à Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), investe em oito iniciativas aprovadas no edital de Inovação Inclusiva no Combate à Exclusão Digital em Pernambuco. 

Chamado de Inclui.PE Digital, o edital estimula a criação ou o fortalecimento de Centros Tecnológicos Comunitários (CTC), espaços que, de forma gratuita ou com baixo custo, oferecem serviços tecnológicos para a população de baixa renda ou com recortes de vulnerabilidade social ou econômica com o objetivo de aumentar o potencial de inovação das regiões onde o equipamento estiver situado. “O objetivo do Inclui PE Digital é fomentar a criação de seios tecnológicos comunitários fixos ou volantes em áreas de vulnerabilidade justamente para reduzir as desigualdades sociais e promover a prevenção social primária da região”, destaca a secretária da Secti/PE, Mauricelia Montenegro.

Das oito iniciativas aprovadas em edital da Facepe, a unidade localizada na Estação Cidadania do Cabo de Santo Agostinho é a primeira a iniciar o funcionamento. Proposto pelo Campus Cabo de Santo Agostinho do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), foi estruturada como um laboratório de informática e equipada com 12 computadores e quatro notebooks de última geração, acesso à internet, datashow e sistema de som.

De acordo com o criador da iniciativa, o professor da unidade IFPE Thiago da Câmara, na segunda etapa do projeto serão incluídos mais seis computadores e criados cursos de formação de acordo com as necessidades da comunidade. “O espaço vai ficar aberto à população de segunda a sexta, das 8h30 às 21h30, como uma espécie de lan house pública. Mas ele não vai se limitar a isso. Durante seis meses, vamos traçar o diagnóstico dos usuários e, a partir disso, vamos construir cursos de formação para dar cidadania digital e contribuir para a diminuição das desigualdades sociais, além de promover inovação e dar sustentabilidade ao Centro e às pessoas que frequentarem o espaço”, explica o docente. O Centro tem a previsão de atender mais de 1800 pessoas, público que consome os serviços ofertados pela Estação Cidadania.

NOVAS INAUGURAÇÕES - Outros sete Centros Tecnológicos Comunitários serão inaugurados ainda no primeiro semestre de 2023. As unidades ficarão localizadas nas cidades de Petrolina, Palmares, Vitória e Recife. Outros Centros, no formato volante, promoverão ações nos municípios de Arcoverde, Garanhuns, Nazaré da Mata, Petrolina, Recife e Salgueiro. 

A secretária estadual Mauricélia Montenegro explica que os CTCs volantes executam, sobretudo, a função de interiorizar a política pública chegando, principalmente, nas áreas rurais. “Nossa proposta é que as CTCs evoluam cada vez mais para se tornarem um centro de empreendedorismo e inovação inclusiva para que o potencial de inovação da região seja fomentado e haja o pensamento cada vez maior de soluções nas áreas da ciência, tecnologia e inovação”, ressalta a gestora.

DADOS - Ainda de acordo com dados do IBGE (2019), no Brasil, apenas 50% dos domicílios das classes DE possuem acesso à banda larga. Quando considerado o aspecto da conectividade significativa, apenas 70% desse grupo afirmam dispor de internet sempre que precisam ou desejam. Em relação ao dispositivo utilizado, apenas 22% deles possuem acesso via computador.
Foto: Saulo Aleixo / SECTI-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário