quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Você está utilizando as novidades recentes do Pix? Saiba como aproveitá-las

 A aceitação do Pix tem sido ampla, sendo comum vermos pessoas de todas as profissões utilizando o sistema para receber pagamentos. De pintores e diaristas até os maiores varejistas dos país, praticamente todos estão aceitando a nova forma de pagamentos e transferências. Como a adesão tem sido ampla e o sistema tem funcionado adequadamente, vale a pena conhecer as novas funcionalidades e descobrir como aproveitá-las. 



A primeira novidade é o Pix Saque, que permitirá ao cidadão sacar dinheiro em pequenos comércios utilizando o Pix. A utilização será bem simples: se o estabelecimento aceitar o saque via Pix, basta executar o procedimento informado no caixa e sair com o dinheiro em espécie. O saque via Pix será útil a todos que residem ou trabalham em locais distantes de caixas eletrônicos e agências bancárias. Para o comerciante, além de atrair clientes, ainda evitará a movimentação de grandes somas em espécie até o banco, ação que envolve riscos. 

Outra novidade é o Pix Troco, que consiste no crédito do troco da compra diretamente na conta do cliente, evitando dificuldades por falta de moedas ou cédulas de baixo valor. O troco via Pix resolverá um problema que existe desde a criação do plano real, que é a dificuldade em se obter moedas em quantidade suficiente para a devolução do valor pago a mais na hora das compras. Das novidades, o saque Pix trará uma enorme economia na movimentação de dinheiro em espécie e diminuirá a demanda por caixas eletrônicos, reduzindo os custos do sistema ao incorporar os pequenos comerciantes como parceiros. 

Quanto ao Pix Troco, quem nunca se deparou com a situação de ser questionado se não tem uma cédula de menor valor para facilitar o troco. Quem nunca ficou esperando algum funcionário ter que ir a um estabelecimento próximo para tentar trocar uma cédula por outras, enquanto outros clientes aguardam para serem atendidos? Facilitar as transações entre as pessoas físicas e jurídicas é um dos papéis do sistema financeiro. Muitas dessas inciativas são avanços no cumprimento da função. No futuro, esperamos que a tecnologia reduza ainda mais as dificuldades na hora de pagar ou receber recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário