sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Prisão de ventre: o que comer e o que evitar

Constipação Intestinal, também conhecida como Prisão de Ventre, é uma patologia que acomete muitas pessoas. Porém, nem todas procuram um atendimento com um profissional adequado, alerta a nutricionista Sandra Lima, credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel, que também orienta sobre prevenção e tratamento.



“Primeiramente se está sentindo um desconforto muito grande, não deixe para depois, procure um profissional. A atividade física é muito importante para o tratamento e prevenção, trabalhando a musculatura inferior, assim, como tem exercícios específicos para a constipação. Na alimentação, a primeira orientação é o ajuste na ingestão de líquidos, principalmente a água. Para adultos a ingestão é uma média de 2 litros por dia, mas pode calcular pelo peso uma média de 35 ml por dia (Ex. Peso 70 kg x 35 ml = 2450 ml de água/dia). A segunda orientação é a ingestão de alimentos ricos em fibras, ingerir uma média de 19 a 25 gramas para crianças, 25 gramas para mulheres e 38 gramas para homens. Consumir alimentos com cereais integrais, frutas, verduras e legumes”, ressalta.

A nutricionista fez uma relação do que pode e do que se deve comer. “É recomendável vegetais: legumes crus e folhosos como alface, couve, quiabo, maxixe, jerimum; frutas: Laranja mimo (comer o bagaço), laranja lima, laranja cravo, tangerina, pêra (comer a casca), abacaxi, melancia, caqui, mamão, ameixa, passas; cereais integrais: trigo, aveia, arroz; leguminosas: Feijão preto, branco, marrom, lentilha e grão de bico; sementes: linhaça, chia, abóbora e gergelim e Azeite de oliva extra virgem. Devem ser evitados: alimentos ricos em açúcar (refrigerantes, bolos, doces); Fast foods e alimentos congelados; leite e derivados integrais; carnes processadas (linguiça, bacon, salsicha); alimentos ricos em gorduras (frituras, empanados)”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário