sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Mamografia: exame pode salvar vidas contra o câncer de mama

 De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o mais frequente, e também a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil – chegando a afetar 57 mil mulheres por ano no país. Mas, em meio a tudo isso, há um aliado na prevenção da doença, a mamografia. Por meio deste exame, é possível detectar precocemente o tumor, que pode ser curável em até 98% dos casos quando descoberto na fase inicial, evitando a retirada do seio.


“O diagnostico precoce pode ser feito por meio do exame de rastreio, que é a mamografia. Este exame tão conhecido e, principalmente divulgado no mês de outubro, devido à campanha do Outubro Rosa, tem a capacidade de detectar lesões ainda muito iniciais, até quando não são perceptíveis na avaliação das mamas”, destacou a mastologista credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel, Dra. Vanessa Honório.

Ela ressalta ainda a importância da periodicidade em fazer a mamografia, observando a idade e os casos da doença na família. “O exame é indicado para pacientes a partir dos 40 anos de idade, a ser realizado anualmente. Para pacientes de alto risco, como os que tem histórico familiar do câncer de mama, esse exame deve ser individualizado, por isso ressaltamos a importância de procurar um mastologista para a realização periódica do exame”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário