terça-feira, 5 de outubro de 2021

Empreendedorismo e inovação para transformar escolas e universidades

 Foi aprovado em Plenário, na última quinta-feira (30), em votação simbólica, o Projeto de Lei 2.944/2021, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para incluir os temas "empreendedorismo" e "inovação" nos currículos da educação básica e instituições de ensino superior.  



Embora a matéria envolva tramitações legislativas, como ir à Câmara de Deputados. A votação coloca as temáticas do empreendedorismo e da inovação como norte das políticas educacionais, renovando o sistema de educação empreendedora e inovadora, com currículos e estratégias próprias de formação de docentes no país. 

“As temáticas de empreendedorismo e inovação, vinculadas as matrizes curriculares de escolas e faculdades, permite desenvolver habilidade socioemocional, tais como: liderança, colaboração e criatividade. Essas características permitem aos estudantes ter uma atitude de reflexão e transformação, motivando-os ao desejo de mudanças para gerar impacto positivo no mundo, por meio da construção de incitavas empreendedoras”, destaca o professor doutor do UniFavip, Tenaflae Lordêlo, que complementa ressaltando a importância do assunto como política educacional. 

“A urgência de um projeto de lei que coloca o empreendedorismo nas escolas e faculdades como uma política educacional nacional, é alta.  Atualmente,  o número de estudantes formados em trabalhos precários ou sem empregos está na casa dos 40%, segundo a consultoria IDados (2020). Dessa forma, a esperança é que reorganizado o ecossistema de inovação nacional, conectando universidades, escolas, incubadoras, aceleradoras e o Sebrae, seja possível renovar a educação brasileira, em especial a experiência de aprendizagem de professores e alunos”, finaliza.

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