domingo, 20 de junho de 2021

Qual sua aposta para o Pós Pandemia?

A pandemia tem sido implacável, não só no que tange a Saúde Pública, e as mais de 500 mil mortes no Brasil. A economia passou e passa por grandes transformações: inflação (muito maior que os índices “oficias”), desemprego, instabilidade política, produção industrial e comércio passado por desequilíbrio devido aos inúmeros lockdowns (quarentenas rígidas), sem falar no setor de serviços onde houve a maior quebradeira (principalmente atividades ligadas ao turismo, eventos e recreação).



Incentivos fiscais e acesso ao crédito por parte do Governo Federal e do Governo do Estado, totalmente inviabilizados. A AGE – Agência de Empreendedorismo do Estado de Pernambuco responsável pelo acesso ao crédito não cumpre seu papel, com excesso de burocracia e exigências incompatíveis com as atividades dos microempreendedores (principalmente do Polo de Confecções) engessam o acesso ao crédito Estatal. O PRONAMPE - Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, criado para apoiar pequenos negócios neste momento de crise foi encerrado ano passado, e não chegou a quem de fato necessitava. A poucos dias o Governo Federal relançou o Programa porem até agora só propaganda. 

A vacinação no Brasil apesar de ter iniciado em janeiro de 2021, só agora (19/06/2021) começa a contemplar população adulta de 40 anos, e há uma expectativa que até outubro próximo, a vacinação chegue a todos que desejarem no Brasil.

No polo de confecções do Agreste de Pernambuco, ocorre nos últimos dias um sentimento de grande frustração, isso devido a queda nas vendas, atrelado ao agravamento da pandemia às vésperas do período junino (sem festas) e o estabelecimento de loockdon regional que afetaram diretamente as vendas nos centros comercias como Moda Center por exemplo

Neste último dia 10, Pernambuco anunciou o fim da fila de espera por UTI, e flexibiliza diversas atividades econômicas em todo Estado.

É nesse cenário que nos perguntamos: Qual sua aposta para o Pós Pandemia?

Apesar de tanta instabilidade, e um cenário econômico desfavorável, consigo visualizar que ainda esse ano haverá crescimento econômico significativo principalmente no último trimestre (Sou bastante otimista). Fatores como: demanda reprimida, ampliação do Auxilio Emergencial (que será generoso devido as eleições de 2022), e a abertura de setores que há mais de um ano estão fechados (as festas vão voltar – o povo quer roupa nova), isso tudo atrelados a universalização da vacina na população adulta no Brasil, irá impulsionar como nunca a economia. É chegada a hora de nos prepararmos para esse momento, construindo estratégias de vendas, produção, estoque e principalmente de financiamento. Apesar da grande frustação devido as vendas baixas em pleno São João, devemos como microempreendedores nos preparar para esse momento pós pandemia. Minha aposta é que em dezembro o cenário será de superação, e que logo em novembro por muitos não se programarem o Polo de confecções não conseguirá dar conta da demanda, e voltaremos a crescer e superaremos mais essa crise.   

Santa Cruz do Capibaribe, 19/06/2021

Willamy Feitosa é Economista e é socio da DG Automotiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário