sexta-feira, 11 de junho de 2021

Diogo Moraes apresenta pleito solicitando vacinação para trabalhadores do Polo de Confecções do Agreste

 Preocupado com o alto número de registros da Covid-19 no Agreste do Estado, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), apresentou, nesta quinta-feira (10), uma indicação ao Governo de Pernambuco solicitando a inclusão dos trabalhadores do Polo de Confecções do Agreste do grupo prioritário para receber vacinação contra a doença. Na indicação, protocolada na tarde de hoje, Diogo também faz um apelo ao Ministério da Saúde para incluir a categoria no Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19.



Diogo alertou que desde o início de maio, o Agreste pernambucano tem registrado uma enorme e preocupante aceleração no número de casos da Covid-19. “Essa explosão repentina da doença ocorreu, sobretudo, a partir da segunda semana do mês passado, quando a região, que é composta por 71 municípios onde vivem mais de dois milhões de pernambucanos, observou um salto de 48% no número de pessoas que apresentaram a Síndrome Respiratória Aguda Grave, bem como uma alta de 55% nas solicitações de unidades de terapia intensivas. Para efeitos de comparação, no restante do estado, a necessidade de UTIs aumentou 18% no mesmo período, ou seja, menos da metade”, justifica Diogo na sua indicação.

O deputado ainda destaca que a rede hospitalar da região opera no limite, sobretudo nas cidades que dispõem de unidades de terapia intensiva, o que pode ocasionar falta de oxigênio para os pacientes. Ele pontua que as medidas restritivas e sanitárias adotadas pelo Governo de Pernambuco são importantes, mas que somente a vacina poderá tranquilizar a população sobre o risco da doença. 

Para reforçar a importância dessa priorização, Diogo apresentou dados e estatísticas econômicas para justificar a urgência da vacinação dos trabalhadores do Polo. Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe são as cidades mais importantes do setor têxtil em Pernambuco, o segundo maior centro produtor do país, responsável por movimentar quase R$ 6 bilhões em negócios por ano e empregar cerca de 250 mil pessoas em todo o Estado.

“Essa produção têxtil, além de ser o carro-chefe da economia do Agreste, região que responde por mais de 15% de nosso PIB, é praticamente a única fonte de renda para a família de centenas de milhares de pernambucanos que vivem nas 10 cidades do polo. É muitíssimo complicado que as atividades do polo sejam paralisadas, ainda que parcialmente. Em Santa Cruz do Capibaribe, por exemplo, em cada dia de feira chega a circular no mesmo ambiente cerca de 100 a 150 mil pessoas”, pontuou Diogo.

O parlamentar enfatizou que é necessário classificar a atividade como essencial para que a vacinação seja considerada prioritária, por isso pede ao Governo de Pernambuco que classifique a categoria desta forma.  “ A indicação vem para fazer um forte apelo para que o Ministério da Saúde inclua todos os trabalhadores do Polo de Confecções do Agreste dentro do PNO, assim como fez, de maneira acertada, com os trabalhadores da indústria e da construção civil. Da mesma forma, fazemos um apelo ao Governo do Estado para que inclua esses trabalhadores nos grupos prioritários do Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário