quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Câmara santa-cruzense elegerá mesa diretora para 2023/2024 nesta quinta; entenda o rito

Nesta quinta-feira, 15, os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe se reunirão para eleger a próxima mesa diretora que estará a frente dos trabalhos legislativos e administrativos no biênio de 2023/2024. Eleição acontece hoje, mas só assumem dia 01 de janeiro em sessão solene.

Às sete da noite haverá a 40ª reunião ordinária para breve votação de alguns projetos de leis, requerimentos e discursos. Em seguida, será realizada a suspensão da sessão ordinária em média 30 minutos a fim de se apresentarem as chapas que concorrerão a eleição da mesa.

Entenda o rito da eleição

Conforme determina o regimento interno da Casa, a mesa diretora da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe é composta de presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário. Após as chapas serem formadas, os parlamentares são convocados pelo atual presidente para expressar suas escolhas. A manifestação do voto por cada vereador é individual, pública e em ordem alfabética.

Ainda, o regimento fala que “se houver empate, será declarado eleito o candidato que tiver mais legislaturas na Casa, em permanecendo a igualdade, o mais votado no pleito que o elegeu Vereador ou, se ambos tiverem a mesma votação, o mais idoso.”

Membros integrantes da atual mesa não podem ser reconduzidos ao mesmo cargo durante essa legislatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário