quarta-feira, 29 de julho de 2020

Varejo se adapta aos protocolos para segurança do consumidor contra a covid-19

O setor é um dos exemplos do trabalho liderado pelo MPP para adequação das atividades econômicas aos protocolos para convivência com a pandemia

 
Liderados pelo Movimento Pró-Pernambuco (MPP), diversos setores econômicos do Estado estão focados no cumprimento rigoroso dos protocolos para convivência com a covid-19. Um bom exemplo de cuidado com o consumidor e adaptação às novas rotinas é o varejo. Lojistas de vários segmentos se prepararam para receber os clientes, respeitando as especificidades de cada negócio.  

 
Comprar roupa e acessórios, ou bijouterias e óculos requer protocolos diferentes e ações distintas. Pode provar? Pode sim, afirma Thomaz Lera, proprietário da loja de roupas masculina Broomer, do Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife). Ele explica que não há razão para preocupação desde que sejam tomadas medidas de segurança. “Existem vários estudos mostrando que a probabilidade de ser contaminado pelas roupas é muito baixa, pois o vírus não tem longa vida em tecido e papelão. Os estudos mostram que eles dificilmente durariam mais do que 24 horas em tecidos”, comenta.

 
Ele conta que desde a entrada do cliente até sua saída da loja, há cuidados com a segurança da saúde, tanto dele como dos funcionários. O uso de máscara é obrigatório e recipientes com álcool em gel e toalhas descartáveis são disponibilizados. As roupas podem ser manuseadas, mas antes da prova do cliente ela recebe aplicação de vapor a 100 graus em toda peça, mesmo processo antes de embalar.

 
“Essas medidas de desinfecção adicionais, que já são adotadas em quase todas as lojas de confecção, levam o risco a quase zero”, acrescenta. As cabines são higienizadas antes e depois do uso com álcool nas superfícies lisas e desinfetante específico para vidros, nos espelhos. O piso recebe higienização com produto apropriado quatro vezes ao dia.


Já as bijouterias e joias ainda aguardam a liberação das autoridades sanitárias para manuseio. Isso não impede que as interessadas e interessados possam comprá-las. Na loja Belle Bijou, também do Shopping Guararapes, as vendedoras, com as mãos higienizadas, pegam as peças e, em frente ao espelho, as aproximam da cliente, para que tenha percepção do visual.


O segmento de óticas também está passou por mudanças. Na Óticas Carol do Shopping Guararapes, o processo de atendimento foi adaptado para se adequar ao novo normal, para maior segurança de todos. Karina Linhares Mendonça, proprietária da ótica, explica que as armações podem ser provadas com segurança, pois são higienizadas com peróxido de hidrogênio antes e depois de qualquer manuseio.

 
Logo na entrada da loja é possível ver um dispensador de álcool em gel para utilização do público. Para manter as medidas de distanciamento social apenas as mesas nas duas laterais da loja estão sendo utilizadas e em cada uma é disponibilizado um frasco de álcool 70% para uso tanto dos clientes quanto dos funcionários.


Fotos: Shopping Guararapes/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário