Com o propósito de qualificar jovens em situação de vulnerabilidade, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), idealizou o projeto Casa Virtual. Diante da necessidade de adaptar-se à nova realidade devido à disseminação do coronavírus e o isolamento social, o programa ofertou, de forma gratuita e via internet, cerca de 80 cursos, oficinas e palestras aos jovens pernambucanos. Entre abril e novembro de 2021, 13 mil jovens de 150 municípios nas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado foram contemplados com atividades de qualificação, lazer e cultura.
A Casa Virtual é uma extensão do programa Casa das Juventudes, iniciativa que foi instituída no ano de 2011 e vem sendo executada pelo Governo de Pernambuco por meio de espaços públicos institucionais de referência em parceria com as gestões municipais. O programa tem como público-alvo jovens com idade entre 15 e 29 anos. Atualmente, 57 Casas das Juventudes funcionam ativamente de forma presencial e virtual, sendo 35 com espaço físico e 22 virtuais.
“Nosso compromisso, enquanto gestão, é estimular novas parcerias institucionais com os municípios e gerar oportunidades para a juventude pernambucana”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.
O Projeto Casa Virtual é coordenado pela Secretaria Executiva de Políticas para a Criança e Juventude, em parceria com outras secretarias estaduais, com um grupo de gestores municipais, com o Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude e instituições privadas. Pernambuco foi considerado o terceiro estado com maior número de jovens participantes.
Entre as qualificações disponibilizadas esteve o Juventude Empreendedora, com o objetivo ensinar a abertura e manutenção de negócios com baixo investimento em meio à crise causada pelo coronavírus. O programa foi idealizado pelo Fórum da Juventude da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Pernambuco e realizado pela SDSCJ em parceria com o Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) e a Agência Besouro de Fomento Social. Cerca de 2,5 mil jovens de Pernambuco foram inscritos e 50 municípios assinaram o termo de compromisso com o programa.
O secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude, Eduardo Vasconcelos, destaca a importância do projeto. “Existem diversos relatos de jovens e gestores afirmando que mudaram suas vidas a partir das oportunidades geradas pelo projeto Casa Virtual, seja por um emprego conquistado, uma renda adquirida por um negócio estimulado pelas oficinas e cursos ou até mesmo por ocupar o tempo durante o isolamento social. A Casa Virtual foi fundamental durante a pandemia e continuará servindo à sociedade nos próximos anos”, enfatizou o secretário, durante reunião de monitoramento do programa.
Para participar das atividades ofertadas, o jovem deve acessar o endereço eletrônico www.sdscj.pe.gov.br e verificar os cursos e vagas disponíveis mensalmente. O calendário de 2022 já está sendo preparado e será divulgado em janeiro. Os jovens interessados nessas atividades também podem procurar as Casas das Juventudes em seus municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário