quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Anderson Correia pede a criação de comissão temporária para discutir os aspectos da esporotricose felina em Caruaru


Preocupado com o cenário da esporotricose no município, o vereador e Presidente da Comissão Permanente dos Direitos dos Animais, Anderson Correia (PP), protocolou um requerimento que pede a criação de comissão temporário para discutir os aspectos da esporotricose felina em Caruaru. De acordo com a matéria, farão parte do colegiado representantes da OAB Caruaru, médicos veterinários, do Conselho de Medicina Veterinária, e dos cursos de medicina veterinária das faculdades caruaruenses.

“Precisamos ficar atentos ao combate do desenvolvimento dessa doença, que é contagiosa e transmissível dos gatos para as pessoas. Por isso, é de suma importância a criação dessa comissão para levantarmos políticas públicas sobre o assunto, com campanhas de conscientização, discussão da forma de como deve ser feito o descarte dos animais mortos pela doença, e outras ações alusivas ao tema, como disponibilizar itraconazol para os protetores que cuidam dos animais com a esporotricose”, destacou o parlamentar.

Sobre a doença

Esporotricose é uma micose causada por fungos, com sintomas como feridas profundas, geralmente com pus, que não cicatrizam e costumam evoluir rapidamente. O fungo que causa a esporotricose habita, em sua maioria, em ambientes com palha, vegetais, madeiras e no solo, podendo também ser transmitido pelos próprios animais, que, se contaminados, podem passar a doença com arranhões, mordidas e contato direto com a pele lesionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário