sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Dia Mundial do Diabetes: estilo de vida saudável é o melhor aliado contra a doença

 O 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, que é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A doença tem vários tipos e é preciso ficar atento a cada um deles e seus sintomas, como explica o clínico geral credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, Dr. João André Sampaio.



“O diabetes mellitus pode se apresentar de diversas formas e possui tipos diferentes: Diabetes Tipo I e Tipo II, Gestacional e Pré-Diabetes. Os sintomas que ajudam a identificar o diabético são a Poliúria – quando a pessoa urina demais; Aumento do apetite; Alterações visuais; Impotência sexual; Infecções fúngicas na pele e nas unhas; Feridas, especialmente nos membros inferiores, que demoram a cicatrizar; Neuropatias diabéticas provocadas pelo comprometimento das terminações nervosas; Distúrbios cardíacos e renais”, orienta o médico, que ressalta também a importância do estilo de vida saudável como aliado contra a doença.

“Atividades físicas diariamente, alimentação balanceada, momentos de lazer e descontração, acompanhamento médico e exames de rotina, no máximo de seis em seis meses, são essenciais no combate ao diabetes. O tratamento da doença exige, além do acompanhamento médico especializado, os cuidados de uma equipe multidisciplinar. “Um programa regular de exercícios físicos irá ajudá-lo a controlar o nível de açúcar no sangue. Coloque-os como prioridade em sua rotina de vida; Além disso, Um dos passos mais importantes para controlar a diabetes é a adequação da dieta, que deve ser principalmente baseada na redução do consumo de açúcar e de alimentos ricos em carboidratos”, recomenda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário