quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Advogada dá dicas para compras seguras no período da Black Friday

 Com a chegada de mais uma campanha de promoções, sob a denominação de Black Friday, inspirada na prática americana de grandes descontos na última sexta-feira do mês de novembro, é muito importante que o consumidor tome alguns cuidados, como explica a advogada civilista e docente do curso de Direito do UniFavip Wyden, Luciana Rosas.



“Primeiro, recomendamos aos consumidores que façam pesquisas anteriores para verificar o valor do produto que tem interesse em adquirir, a fim de evitar a conhecida maquiagem de preços, que retrata campanha publicitária enganosa. A referida prática é comum nessas campanhas, entre os fornecedores, e traz ao consumidor a falsa ilusão de adquirir produtos com bons descontos”, orienta a professora, que acrescenta: 

“Outra recomendação importante é que, apesar da tentação, os consumidores tenham cuidado no acúmulo de dívidas, pois iniciamos o período de festas natalinas, que por si só, já se trata de uma época na qual as pessoas contraem muitas dívidas e que às vezes não conseguem pagar, desta forma, iniciando o ano novo com uma grande dor de cabeça”, ressalta a docente, frisando ainda a necessidade de redobrar os cuidados com compras pela internet. 

“Com a nova realidade de compras on-line, por inúmeras vantagens, tais como para evitar aglomerações, pela facilidade na pesquisa e a infinita variedade de produtos, os consumidores devem ter cuidados específicos, principalmente tendo em vista o crescente número de fraudes nas compras pela internet. Recomenda-se verificar se o site é de confiança, se o boleto foi gerado para o beneficiário correto, se foi emitida nota fiscal, se o prazo está adequado e se os dados foram devidamente preenchidos. Todas as recomendações acima, foram baseadas na Lei 8.078/90 – que dispõe sobre a proteção do consumidor, com o devido acesso ao Código de Defesa do Consumidor”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário