sábado, 30 de maio de 2020

Inovação – Festival Biu e Gogó de Quadrilhas de ruas virtual mostra valorização da cultura em Santa Cruz do Capibaribe

Na noite desta quinta-feira (28) a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe através da Gerência de Cultura e Turismo, realizou o tradicional Festival Biu e Gogó de Quadrilhas de Ruas, que este ano precisou se adequar as plataformas digitais como meio de animar as residências dos santa-cruzenses.


Devido a pandemia do Novo Coronavírus, causador da Covid-19, o festival não irá percorrer as ruas do município como acontecia tradicionalmente desde 2013, e este ano, teve sua transmissão online pelas redes sociais da prefeitura e aconteceu no Teatro Municipal Emídio Eduardo Bernardino Martins.

Este ano, o homenageado foi o jornalista Gilberto Geraldo, que também foi o primeiro gestor de cultura da cidade e idealizou o evento. O Festival também tem como objetivo arrecadar doações que serão revertidas aos artistas locais.

O prefeito Edson Vieira participou da edição online do festival e comentou sobre a ideia. “Esta edição serviu para inovarmos na valorização da cultura e para arrecadar doações para os artistas locais que estão sem poder trabalhar. Além disso quero destacar a importância de Gilberto Geraldo como homenageado, porque foi quem fez acontecer e merece tudo isso em nosso último ano de gestão”, disse.

Forrozeiro nato e vice-prefeito, Dida de Nan também foi prestigiar o evento e comentou sobre esse momento. “É um momento de reviver a cultura das quadrilhas juninas e agradeço ao prefeito pela homenagem a Gilberto Geraldo. Estamos tristes por não poder estar nas ruas levando este festival aos bairros e animando o povo”, disse.

“Desde 2013 a gente estava acostumado a percorrer as ruas de toda cidade e animar as pessoas, infelizmente devido à pandemia, precisamos ver alguma forma de não deixar esta tradição cair no esquecimento. O prefeito apoiou nossa ideia e posso dizer que foi um sucesso”, destacou o gestor de Cultura e Turismo, Alberto Grilo.

O homenageado foi o jornalista Gilberto Geraldo, que também foi o primeiro gestor de cultura da gestão do prefeito Edson Vieira em 2013. “Agradeço demais a homenagem que me dedicaram, mais deixo claro que o festival só saiu do papel devido ao trabalho de um conjunto de pessoas que estão dando continuidade até os dias atuais”, relatou.

O festival Biu e Gogó de Quadrilhas de Ruas virtual também contou com todas as recomendações dos órgãos sanitários, como distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras e álcool em gel e os casais oficiais do festival fizeram as danças sem ter contato físico.

Ao todo, participaram um puxador de quadrilhas quatro casais, houve exposição de fotos do festival em anos anteriores, um trio de forró pé de serra e um sanfoneiro de oito baixos. Houve apresentação musical com o cantor Edinho Calixto e banda, e o vice-prefeito Dida de Nan.









São João da Moda - Terá apresentações no Teatro com artistas locais com uma forma da gestão prestigiar a classe artística e levar a herança cultural nordestina a população. Acontecerá todas às quintas-feiras de junho com transmissão pelas redes sociais da prefeitura.

Atividades e eventos com presença maior que 10 pessoas foram canceladas em todo estado de Pernambuco, através do decreto de nº 48.809 de 14/03/2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário