quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

No Janeiro Branco, Fernando de Noronha promove ação de melhorias para saúde mental da população

Coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação na Alepe, o deputado estadual Diogo Moraes cumpriu, em Fernando de Noronha, agenda voltada para a questão social do arquipélago, em meio à campanha mundial Janeiro Branco. O parlamentar foi o responsável pela articulação de uma capacitação em Saúde Mental para servidores e médicos da ilha, em uma parceria com o SAMU do Distrito Federal, a Administração da Ilha e a Alepe. Foram três dias de curso com uma extensa programação técnica e prática com o objetivo de preparar ainda mais os profissionais para atendimento de usuários com demandas de problemas mentais. Ao todo, cerca de 50 profissionais da Ilha participaram do curso.
O curso contou com a participação da doutora Andrea Chaves, psicóloga, da doutora Renata Vasconcelos, assistente social, e do médico psiquiatra Fábio Campos, todos do corpo técnico do SAMU de Brasília, pioneiro na implantação do Núcleo de Saúde Mental do SAMU-DF. “Gostaria de agradecer a todos que apoiaram essa capacitação aqui na Ilha, entre eles o Deputado Diogo e o Administrador Guilherme Rocha. Essa causa é muito importante e tem conquistado muitos apoios no Brasil. A gente acredita que 2020 promete boas conquistas para esta bandeira, para que de fato possamos viver com mais saúde mental”, declarou doutora Andrea Chaves.
Já o coordenador de Saúde da Ilha, Fernando Magalhães falou sobre a alegria de ter o pontapé inicial deste projeto no estado de Pernambuco, em Noronha. “Queremos implantar a sistemática do Núcleo de Saúde Mental na ilha. O governo expandir para todo Estado é um ganho para todos”, afirmou. Já o secretário estadual de Saúde, André Longo, comentou que a iniciativa do Janeiro Branco abraçada pelo SAMU Nacional deve ser saudada. “O SAMU é uma política pública dentro do SUS já reconhecida por toda população. Quero agradecer ao deputado Diogo Moraes pelas articulações em Brasília, fazendo com que esse processo possa ser expandido para Pernambuco. O Estado vai apoiar a iniciativa”, confirmou Longo. 
Por sua vez, Diogo Moraes, articulador da ação no arquipélago, comentou que Fernando de Noronha foi escolhido porque o povo precisa e merece. “A gente precisa cuidar da população da Ilha e do corpo técnico que os atende. É oportunidade única. Problemas de Saúde mental já se tornaram uma epidemia mundial. Não podemos deixar que a população sofra sem apoio. Agradeço a doutora Andrea e toda equipe pela participação, ao Administrador Guilherme que não mediu esforços, com todo carinho, cuidado e atenção”, disse o parlamentar, no encerramento da capacitação, que contou ainda com um aulão sobre saúde mental para a comunidade.







 Sensibilização
Após o curso, que durou dois dias, representantes da Administração da Ilha, profissionais do SAMU-DF e o deputado Diogo Moraes estiveram no Fortinho do Boldró, um dos cartões-postais do arquipélago. Local escolhido pela forte presença de turistas nacionais e estrangeiros, com objetivo de ampliar a disseminação de informações sobre a Saúde Mental e ainda maneiras de procurar ajuda e ajudar amigos e parentes próximos. “A ação foi super bem recebida. Muitas pessoas se emocionaram com as mensagens e agradeceram. É muito gratificante poder fazer algo para ajudar ou dar o pontapé na cura de doenças que podem ser controladas ou solucionadas por profissionais capacitados. Sempre lembrando que cuidar da mente é cuidar da vida”, ressaltou o deputado.

Fotos: Jefferson Lulu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário