segunda-feira, 1 de abril de 2024

Prefeitura de Santa Cruz realiza reunião de monitoramento para ações relacionadas às chuvas


Na manhã desta segunda-feira (01), aconteceu mais uma reunião de monitoramento sobre as fortes chuvas que atingiram o município de Santa Cruz do Capibaribe na noite do último domingo (31). Durante o encontro, foram discutidas as ações que estão sendo realizadas após as chuvas e de controle e prevenção. 

O prefeito Fábio Aragão reuniu os secretários municipais, gestores e representantes da Defesa Civil, para monitorar os danos causados pela chuva, como também, para ressaltar a importância de toda equipe redobrar as atenções durante os próximos dias, já que há mais previsão de chuvas para esta segunda-feira (01). 

Desde o início das chuvas, a Defesa Civil vem realizando rondas nos bairros mais atingidos e nas barragens que desaguam nos riachos da cidade. Equipes da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (CODECIPE) estão em Santa Cruz para realizar uma análise dessas barragens e seguirem monitorando para prevenir possíveis rompimentos. 

Durante a reunião, também ficaram definidos algumas ações de curto, médio e longo prazo: 

- Foi publicado um decreto convocando os agentes de trânsito para em casos de chuvas muito fortes, que possam causar enchente ou alagamentos de vias públicas, os agentes atuarão exclusivamente na interdição das vias afetadas. 

- Placas de aviso de risco serão instaladas nos locais sujeitos à inundação e correnteza forte.

- As equipes de limpeza continuarão nas ruas atuando na limpeza das ruas, rio, riachos e córregos. 

- Monitoramento frequente dos reservatórios da cidade, como também, da região que desaguam no município, prevenir rompimentos.

- Foi solicitado projetos para construção de três pontes ou pontilhões no Santo Agostinho, Neco Aragão (trecho por trás de ´Jordão do Gesso´) e na Avenida Biu de Deda. 

- Fiscalização e interdição de construções irregulares nas margens do rio, riachos e córregos.

As equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil seguem trabalhando há quase 24 horas na busca da terceira vítima da enxurrada que arrastou o veículo em que estavam durante as chuvas de ontem. Os corpos da pequena Luna Safira (2) e de sua mãe, Diana Maria Barbosa (30), foram encontrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário