terça-feira, 9 de abril de 2024

Festival Tô Ligado na Energia: Neoenergia Pernambuco incentiva alunos das escolas estaduais por meio de gincana educacional

 Evento começa nesta terça-feira (09), com duração de 30 dias em cada escola selecionada e terá a presença da Unidade Móvel Educativa e do Projeto Vale Luz

 

 

 

 

Recife, 09 de abril de 2024 - A Neoenergia Pernambuco promove, a partir desta terça-feira (09), o Festival Tô Ligado na Energia. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, e tem como finalidade promover uma gincana de atividades de Eficiência Energética em duas escolas estaduais. Nos próximos 30 dias, alunos da Erem Padre Machado e da ETE Dom Bosco, ambas localizadas no bairro de Casa Amarela, no Recife, participarão de oficinas artísticas e pedagógicas com foco na promoção do uso racional e consciente da energia elétrica em várias vertentes. A Unidade Móvel Educativa (UME) e o Projeto Vale Luz também estarão presentes com suas atividades de ensino com uso da tecnologia e arrecadação de resíduos, respectivamente, durante o Festival.

 

O Festival já começa nesta terça-feira (09), quando os alunos das duas escolas participarão de um encontro com profissionais de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco. A intenção é explicar como vão funcionar as atividades nos próximos 30 dias e apresentar os trabalhos desenvolvidos pela empresa na área para que eles entendam como podem realizar as gincanas da melhor forma possível. A abertura oficial será às 15h30, no auditório da distribuidora, localizado na Avenida João de Barros, 111, na Boa Vista

 

O Festival Tô Ligado na Energia se desenvolve através de games semanais, sempre associados à temática do projeto. Serão realizados desafios em formato de tarefas presenciais e digitais. Também serão realizadas coleta seletiva de resíduos, oficinas pedagógicas para abordagem de conteúdo e incentivo às tarefas e oficinas artísticas (teatro, dança, música, cenografia e figurino e artes visuais).

 

A coleta de resíduos feita pelos alunos, com a ajuda do Projeto Vale Luz, vai converter os pontos de descontos arrecadados na conta de energia de uma instituição escolhida pela escola.

 

A educação é o caminho mais eficaz da conscientização do uso de energia sustentável e segura. Esse projeto tem o objetivo de trabalhar junto às escolas, tornando os adolescentes agentes da eficiência energética para que eles levem o aprendizado para suas casas e compartilhe com seus familiares. Dessa forma, eles atuam como protagonistas, multiplicando o conhecimento do uso eficiente e seguro de energia elétrica”, explica a Superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas.

 

No último dia da gincana, o Dia Show, os estudantes participarão de um evento de apresentação dos trabalhos, que contará com representantes da Secretaria de Educação e da Neoenergia na comissão julgadora. A ideia é avaliar a apresentação do material produzido por cada equipe, divulgando os melhores resultados e o grupo vencedor da gincana. O Dia Show também será uma confraternização entre os participantes.

 

O Festival Tô Ligado na Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Essa iniciativa, junto às escolas, tem com o intuito de estimular a mudança de hábito dos jovens e incentivar o aprendizado acerca do uso consciente, sustentável e seguro de energia elétrica, através da educação, tecnologia, cultura e arte.

 

Unidade Móvel Educativa (UME) - Funciona em um caminhão e é equipada com experimentos interativos. O aprendizado sobre energia elétrica, conceitos e dicas de combate ao desperdício acontece por meio dessas atividades. Em um ambiente cheio de curiosidades e tecnologia, a proposta do espaço é estimular o uso da energia sem desperdício, além de apresentar, de forma lúdica e interativa, os conceitos de eficiência energética e preservação ambiental de uma forma dinâmica, prática e impactante para os visitantes.

 

Vale Luz – Promove a arrecadação de produtos recicláveis, como latinhas de alumínio, vidro, catemba, PET, entre outros, que podem receber um desconto significativo nas contas de energia. Por meio do Vale Luz, muitos clientes da Neoenergia Pernambuco chegam a zerar a fatura todos os meses.

 

SOBRE A NEOENERGIA PERNAMBUCO - A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 4 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário