quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Caruaru obtém resultados históricos em ranking nacional

 Na avaliação estadual, a cidade obteve o 1º lugar no indicador Saúde e a 3ª posição em Governança e TI e Inovação


A Prefeitura de Caruaru, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec) e de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), destaca mais um grande resultado obtido pela Capital do Agreste. Pela primeira vez na história, a cidade preencheu posições no Ranking Connected Smart Cities. Desenvolvido pelas empresas Urban Sytems e Necta, este último tem como objetivo mapear os municípios brasileiros com os maiores potenciais de desenvolvimento econômico e social. Para isso, analisa indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.


De acordo com o Ranking 2021, que foi divulgado nesta quarta-feira (1º), Caruaru se destacou em três indicadores distintos: Saúde, Governança e Tecnologia de Informação (TI) e Inovação. "Temos muito a comemorar. Esse ranking é o resultado de um trabalho incansável realizado por todos nós, com o objetivo de transformar a vida das pessoas para melhor. São indicadores importantes e que vão nos ajudar ainda mais a encontrar caminhos criativos, sustentáveis e tangíveis", comemorou a Prefeita Raquel Lyra.

Na Saúde, a Capital do Agreste ocupou a 1ª colocação dentre as cidades pernambucanas, a 8ª entre os municípios nordestinos e a 64ª posição em relação às cidades brasileiras. Neste setor, os critérios analisados foram ciclovias, leitos por habitantes, médicos por habitantes, mortalidade infantil, despesas com saúde, dentre outros.

No indicador Governança, Caruaru ocupou a 3ª posição no Estado, bem como a 8ª no Nordeste e a 66ª no país. Nele, os critérios avaliados foram índice Firjan, despesas com urbanismo, saúde, educação e segurança, além da escolaridade da gestora municipal.

Já no Tecnologia de Informação (TI) e Inovação, os resultados corresponderam, respectivamente, ao 3º lugar no âmbito estadual, ao 15º no regional e ao 90º no âmbito nacional. Crescimento no número de empresas instaladas de tecnologia, percentuais de empregos gerados em empresas de TIC, coberturas de internet 4G, atendimentos aos cidadãos por ferramentas como aplicativos e sites estiveram entre os critérios estudados.

Para o secretário da Sedetec, André Teixeira Filho, tais resultados são reflexos dos investimentos feitos no município, nas esferas pública e privada. “Podemos destacar o avanço da cidade no tocante ao mercado de Tecnologia da Informação e de Inovação, que tem recebido uma atenção especial por parte do governo de Raquel Lyra. Tais desempenhos colocam ainda mais a Capital do Agreste na vitrine das cidades brasileiras com maiores potenciais para se investir!”, destacou.  

Mais sobre  

O Ranking Connected Smart Cities mapeia todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes. “A edição 2021 do Ranking, mesmo com as alterações de indicadores, trazendo alguns que refletem as soluções já implantadas, apontou que algumas cidades permanecem em posições de destaque, mostrando que estas estão no caminho de trazer qualidade de vida aos seus habitantes, enquanto outras, mesmo com alteração no estudo, permanecem distante das posições ideais e precisam olhar com atenção ao planejamento da cidade”, destacou o presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção.

Para conferir o Ranking 2021 completo, basta acessar o link https://ranking.connectedsmartcities.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário