segunda-feira, 10 de maio de 2021

Caruaru vai ganhar clínica especializada em Histeroscopia (CMULHER)


A Cmulher é uma clínica inovadora e diferenciada, especializada na realização de Histeroscopia Ambulatorial Diagnóstica e Cirúrgica, estando preparada para receber suas pacientes com conforto e segurança. No próximo dia 27, acontecerá sua inauguração e os procedimentos já estão sendo realizados.

Para o diretor técnico da clínica Cmulher, o Dr. Neidson Menezes, Caruaru vai se tornar um centro de referência. “Temos recebido pacientes de vários Estados, pois ainda há muita deficiência na difusão destes procedimentos e diagnóstico. Estamos tentando firmar com o poder público, convênios para beneficiar um maior número de mulheres”, disse o ginecologista.

O que é a Histeroscopia?

É um procedimento que permite a visualização do útero por dentro. Poucas pessoas sabem o que é e para que serve esse procedimento, muito menos conhecem a importância desse exame que é peça chave quando o assunto é pólipo endometrial, miomas uterinos e câncer de endométrio, doenças que acometem muitas mulheres.

A Histeroscopia Diagnóstica é um exame realizado para observar a cavidade uterina, o canal cervical e a vagina. A grande vantagem é a possibilidade de ser realizada em ambulatório, sem internação.

Outra conveniência é que, na maioria dos casos, ela pode ser feita sem a colocação de espéculo, "bico de pato", o que permite a realização do exame inclusive em mulheres virgens. Com a introdução do histeroscópio, que varia de 1,2 a 4 milímetros de diâmetro já é possível a visualização direta do interior desses órgãos.

Como é feita?

Todos os procedimentos são realizados com aplicação de anestesia. A paciente deve estar em posição ginecológica e não pode estar menstruada (porque o sangramento atrapalha a visibilidade) , grávida ou com infecções genitais. Além disso, a maior parte das histeroscopias são realizadas em pacientes que já passaram da menopausa, uma vez que é nessa faixa etária que os pólipos e o câncer do endométrio são mais comuns.

O procedimento consiste na introdução do histeroscópio pela vagina, que chega através do canal do colo uterino até a cavidade endometrial, levando luz ao seu interior, bem como soro fisiológico para distendê-la. Com uma câmera acoplada, que leva imagens até um monitor de TV, até mesmo a paciente poderá acompanhar o seu exame em tempo real. Em seguida ela poderá retornar às suas atividades cotidianas, sempre seguindo as orientações de sua médica.

A Histeroscopia Diagnóstica é rápida e realizada com anestesia.  Quando há pequenos pólipos, a retirada da lesão é feita no mesmo ato, sem necessidade de internação. Todos os exames são fotografados ou gravados.

Quando fazer?

Quem solicita o exame é o médico quando há suspeita de doenças dentro do útero. A Histeroscopia pode ser realizada com dois objetivos. Um deles é completar a investigação de um problema, como um sangramento anormal depois da menopausa. O outro é para funcionar como uma cirurgia para, por exemplo, retirar um mioma que esteja dificultando um casal de engravidar ou causando hemorragias na mulher.

São muitas as situações que pedem esse exame. A principal é o sangramento anormal, mas a Histeroscopia nunca é o primeiro exame a ser solicitado. Ela sempre deve ser feita depois da ultrassonografia pélvica.

A Histeroscopia é capaz de mostrar pólipos e miomas da camada interna do útero - o chamado endométrio - malformações uterinas que podem provocar abortos e até esterilidade. 

Em alguns casos, até mesmo o câncer de endométrio pode ser diagnosticado através da histeroscopia diagnóstica, seguida, é claro, por biópsia.

Também é possível realizar a retirada de DIUs (dispositivos intra-uterinos) que não tem mais fio visível.

Além dessas, outras situações são os casos de infertilidade, abortamentos de repetição, aderências, entre outras situações em que a Histeroscopia auxilia na investigação e tratamento.

SOBRE A CMULHER  - Clínica Especializada na Realização de Histeroscopia Ambulatorial Diagnostica e Cirúrgica:

A clínica dispõe de equipamentos modernos, equipe médica especializada, pessoal técnico continuamente treinado e completa estrutura que garante a segurança de um ambiente hospitalar.

ENDEREÇO:

Rua Saldanha Marinho, 423, Maurício de Nassau, Caruaru-PE

(Ao lado do hospital São Gabriel)

Telefones:

(81)3721-5788

(81)3719-5506

WhatsApp:

(81)97903-5294

Instagram:

@clinicacmulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário