terça-feira, 12 de maio de 2020

Agências do Trabalho irão funcionar nos municípios da quarentena

As Agências do Trabalho de Pernambuco manterão as atividades em funcionamento, mesmo neste período de isolamento rigoroso no Recife, em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. As unidades destes municípios, bem como nas outras cidades, ficarão abertas para atender especificamente às pessoas que já fizeram o agendamento pela internet para dar entrada no Seguro-Desemprego no site www.seteq.gov.br. Quem passar por barreiras policiais a partir do dia 16 ao dia 31 de maio, durante a quarentena, precisa apresentar o comprovante do agendamento do serviço - seja pela tela do celular ou em papel.


Importante destacar que as vagas de atendimentos são limitadas por agências e faltar aos agendamentos já programados - que precisam ser feitos pelo site da SETEQ - pode prejudicar a entrada no Seguro-Desemprego, que tem um prazo de até 120 para ser retirado a partir da data da demissão.

No tocante aos funcionários das agências, eles serão pegos em casa no carro oficial da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco. Caso desejem ir no próprio veículo, a orientação é solicitar uma declaração do empregador, assinada, na qual precisa constar que ele trabalha em serviço essencial. Cada veículo oficial levará três pessoas, incluindo o motorista, respeitando o decreto 49.017 assinado pelo governador Paulo Câmara.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, Pernambuco foi o primeiro estado do Nordeste a abrir as agências para atendimento presencial para dar suporte às pessoas que não conseguiram dar entrada no Seguro-Desemprego pela internet ou pelo aplicativo da Carteira do Trabalho Digital. A iniciativa pioneira mostrou o respeito aos trabalhadores e trabalhadoras neste momento de pandemia. "As agências são importantes neste momento porque o trabalhador pode dar entrada num direito fundamental, que é o Seguro Desemprego. É muito importante mantermos as portas das agências abertas", destacou Alberes Lopes, agradecendo o apoio dos servidores. "Sem o apoio deles, muitos pais e mães de família poderiam ficar desamparados neste momento crítico".

O funcionamento das agências se encaixa no artigo 3º, parágrafo 1, inciso III, em prestação ou utilização de serviços bancários ou atividades análogas. O horário de atendimento vai das 7h às 13h.

O secretário executivo do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão, reforça que as agências só vão oferecer atendimento exclusivamente às pessoas que já fizeram o agendamento online pelo site da SETEQ e estão com o comprovante em mãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário