domingo, 17 de março de 2024

Nesta segunda-feira (18), Facepe lança revista científica com artigos escritos por cientistas pernambucanas

 


A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) celebra três décadas e meia de dedicação ao avanço científico e tecnológico do Estado lançando a nova edição da Revista Inovação e Desenvolvimento. O exemplar é composto por artigos escritos por 12 pesquisadoras da ciência, tecnologia e inovação em Pernambuco e pela primeira vez terá uma versão impressa distribuída gratuitamente. O evento acontece durante Reunião Solene nesta segunda-feira (18), às 18h, no auditório Senador Sérgio Guerra, do Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar.  


A Reunião Solene vai também homenagear a Facepe pelos 35 anos de contribuições para o desenvolvimento científico de Pernambuco. A ocasião foi proposta pela deputada Simone Santana, que ocupa a presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação. “A Reunião Solene é um reconhecimento formal da contribuição da Facepe na ciência, tecnologia e inovação. Ao longo desses anos, a instituição vem apoiando pesquisadores, instituições acadêmicas e empresas inovadoras e vem viabilizando pesquisas que resultam em avanços significativos para o desenvolvimento do Estado e o bem-estar da sociedade”, pontua a presidente da Facepe, Fernanda Pimentel.

Criada pela Lei Estadual nº 10.401, em 26 de dezembro de 1989, a Facepe está vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE). A entidade tem como missão o fomento e a promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e inovador, incentivando a formação de recursos humanos, a pesquisa básica e aplicada, a capacitação tecnológica, a disseminação do conhecimento e a inovação, visando o bem-estar da população do estado e o progresso das ciências.

De acordo com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, a Facepe representa o compromisso do Governo do Estado em nutrir o ecossistema científico e de inovação. “A Fundação desempenha um papel fundamental no fomento à pesquisa, no apoio a projetos inovadores e na promoção do avanço científico do nosso Estado com o objetivo de revelar um solo fértil para aplicação e prática do conhecimento. Enquanto Secretaria, estamos muito felizes com a atuação da entidade, principalmente em 2023, onde fechamos o ano com o marco do reajuste de até 60% das bolsas vinculadas a projetos de pesquisa, lançamento de vários editais, entre outras conquistas”, destaca

Revista - O destaque do evento será o lançamento da 12ª Edição da Revista Inovação e Desenvolvimento, que se concentra na divulgação de artigos científicos de 12 das mulheres no campo da ciência, tecnologia e inovação em Pernambuco. Os textos selecionados compartilham experiências e desafios na produção acadêmica, confrontando as barreiras de uma sociedade que ainda é permeada por desigualdades.

“Com uma nova editora chefe, a professora Yeda Medeiros, essa adição está dedicada a divulgar as contribuições relevantes da ciência e inovação produzidas por mulheres atuando em Pernambuco. Nosso objetivo é  valorizar o papel das mulheres na ciência e ressaltar a importância da diversidade”, pontuou a presidente da Facepe, Fernanda Pimentel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário