A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e o Sebrae promoveram, nesta terça-feira (1º), a abertura oficial da 36ª edição da Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco (RNMP). O evento contou com a participação de autoridades e representantes de instituições parceiras. Entre os presentes, estiveram o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, o prefeito de Toritama, Edilson Tavares, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, o superintendente do Sebrae em Pernambuco, Murilo Guerra, e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.
A solenidade foi marcada por pronunciamentos oficiais que frisaram a relevância do evento não apenas para o estado de Pernambuco, mas também para a moda nacional, já que o evento recebe compradores de todo Brasil. O presidente da Acic, Newton Montenegro, ressaltou a importância do evento para a formalização do setor têxtil e para a economia do Agreste. “Nos últimos anos, injetamos na economia local mais de meio bilhão de reais, além de levarmos a moda produzida em nosso polo têxtil para as cinco regiões do país. Nesta edição, contamos com mais de 150 empresas expositoras distribuídas em oito mil metros quadrados e nossa expectativa é movimentar mais de R$ 25 milhões. Esses números expressivos só comprovam a importância da Rodada para a região”, disse.
Para o superintendente do Sebrae-PE, Murilo Guerra, a Rodada de Negócios surgiu da força dos empreendedores. “Esse evento não foi criado por nenhum decreto do governo, ele nasceu da vontade do povo de Caruaru que, desde a sua origem, priorizou o comércio e, a partir disso, forjou essa feira que é conhecida nacionalmente. Por isso, eu sempre digo que, na verdade, é a força do empresariado que determina o destino de um povo”, declarou.
Para o prefeito Rodrigo Pinheiro, a RNMP se transformou em um dos principais expoentes da potência do Polo de Confecções do Agreste, que tem Caruaru como uma das suas principais representantes. “O nosso objetivo é avançar e, claro, dialogar de maneira mais direta com quem realmente gera renda para o nosso povo, que é o setor privado. Por isso, estamos muito felizes em participar, mais uma vez, do debate entre esses setores na Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco”.
O diretor-presidente da Adepe, André Teixeira Filho, destacou: “É muito importante ver os prefeitos se unirem em prol do Polo de Confecções. Trouxemos um time de gestores da Adepe que esteve com empreendedores e compradores para identificar e oportunizar desenvolvimento para as empresas da região. É preciso trazer o incentivo para o interior, todas as grandes feiras estão sendo apoiadas e patrocinadas, a Rodada de Negócios é uma delas, e é fundamental para o estado, por isso, agora contamos com uma linha de crédito exclusiva para os expositores”.
O coordenador executivo da Rodada de Negócios e presidente do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), Wamberto Barbosa, pontuou ainda o impacto social do evento. “A Rodada de Negócios é, sobretudo, um grande laboratório de projetos. Além da comercialização de produtos, várias iniciativas são desenvolvidas aqui dentro. Essas ações vão se somando durante o ano e fortalecendo o polo de confecções”, finalizou.
Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco – É um evento realizado pela Acic e correalizado pelo Sebrae. Conta com o patrocínio do Banco do Nordeste/ Governo Federal, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE). A RNMP tem como parceiros a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário