segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Frente Parlamentar de Segurança ouve demandas da população de Caruaru

A segunda audiência pública da Frente Parlamentar de Segurança Pública no Interior do estado foi realizada na última sexta, em Caruaru, no Agreste Central. Deputados, representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, vereadores e moradores da cidade discutiram as estatísticas da violência e as medidas a serem adotadas para reduzir os índices de criminalidade no município e na região. O secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, também participou do evento, promovido na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Na abertura da reunião, o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Delegado Erick Lessa, do PP, apresentou estudo elaborado pela Consultoria da Alepe a partir de dados do Portal da Transparência e do Pacto pela Vida. Segundo o levantamento, na Região de Desenvolvimento do Agreste Central, o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) era de 74 por cem mil habitantes em 2017 e, em 2018, atingiu a marca de 50 por cem mil habitantes. Apesar da queda registrada, Lessa acredita que, em Caruaru, houve estagnação no combate à criminalidade, na comparação com as estatísticas de 2018.
O deputado também mostrou preocupação com o aumento dos casos de violência contra a população feminina. E anunciou emenda ao orçamento de sua autoria, com o objetivo de reestruturar o prédio onde funciona a Delegacia da Mulher da cidade. “Uma emenda  significativa pra que a Delegacia da Mulher de Caruaru possa ter uma estruturação mais ampla, com atendimento psicossocial, com uma estrutura realmente, uma infraestrutura. Inclusive nós ouvimos  o depoimento de uma mulher que esteve na Delegacia da Mulher no sábado, e estava fechada a Delegacia da Mulher. Então isso tudo nós pudemos levar diretamente ao chefe da Polícia Civil e ao secretário executivo de Defesa Social, pra que respostas sejam dadas.” 
O secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, falou, em seguida, sobre o trabalho desenvolvido na Área Integrada de Segurança (AIS) sediada em Caruaru, e que abrange outras 14 cidades. O gestor apontou a redução dos homicídios em 38% no município, média maior que a do estado. De acordo com Freire, esse resultado se deve a uma forte reação do Governo no combate à criminalidade, iniciada em 2017: “A contratação de 2.800 policiais militares, mais 500 estão na Academia, mais de 1.200 policiais civis e policiais da polícia científica, e também mais 500 hoje na Academia.  Além disso, a gente teve investimento em meios: novas viaturas, renovação de frota, motocicletas para a Polícia Militar, que é um meio mais ágil de atendimento a ocorrências, estamos investindo muito em tecnologia”.
Ainda de acordo com o secretário, o índice de resolução dos Crimes Violentos Letais Intencionais segue uma tendência crescente. Em 2017, houve 262 em Caruaru, dos quais 48% foram solucionados. Já este ano, ocorreram 144 casos, com índice de conclusão de 53%. Também presente, o chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle, atribuiu esse resultado ao esforço de toda a corporação.
Mas a sensação de insegurança permanece, na avaliação da líder comunitária Sandra Moura, moradora do residencial Luiz Bezerra Torres, onde vivem mais de dez mil famílias. Ela fez um apelo às autoridades presentes no sentido de que o policiamento na localidade seja reforçado: “Prá você ter noção, lá é um bairro afastado do centro e que o Uber, táxi, mototáxi, eles não estão querendo ir devido ao índice de criminalidade. E outra: pode não tá na estatística, mas todo dia tem assalto. É um bairro como outro qualquer, é! Só que lá são mais de dez mil famílias, e a gente tá clamando, e clamou por justiça, pra que o policiamento vá mais frequente”.
Também participaram da reunião os deputados Álvaro Porto, do PTB, e Alberto Feitosa, do Solidariedade. Porto salientou a importância de conhecer a realidade de quem vive no Interior e de encaminhar as demandas populares às autoridades. A taxa de resolução dos crimes alcançada em Pernambuco foi considerada “um marco” por Feitosa. Segundo o deputado, o percentual é quase 15% maior que o obtido pelo estado de São Paulo.
A próxima audiência pública da Frente Parlamentar de Segurança será em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, no próximo dia 25. E, no dia seis de dezembro, o grupo vai conhecer a realidade da segurança pública em Palmares, na Mata Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário