sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Colaboradores do Moda Center participam de palestra sobre prevenção ao câncer de próstata


Na última terça-feira (26), colaboradores do Moda Center Santa Cruz participaram de uma palestra que teve como tema a prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa, promovida pela gerência de Recursos Humanos do parque, faz parte das ações da campanha Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção sobre a doença, que, em estágios mais avançados, pode causar a morte.

A palestra foi realizada por profissionais da Humana Diagnósticos, empresa parceira do Moda Center em um convênio que proporciona descontos exclusivos aos colaboradores. Durante pouco mais de uma hora, os palestrantes Jessica Paula e José Jonatas abordaram a importância do Novembro Azul, o que é o câncer de próstata, como perceber se algo está errado com o corpo e como se prevenir com a realização de exames específicos que podem diagnosticar a doença de forma precoce.


Ao final da palestra, colaboradores ganharam brindes e participaram de um sorteio para a realização, de forma gratuita, de exames preventivos.


“Fazer com que nossos colaboradores percebam a importância de se prevenir é algo fundamental. O câncer de próstata causa milhares de mortes todos os anos e muito disso pode ser evitado através de informação e da conscientização, pois é com isso que se pode quebrar o preconceito que ainda existe sobre o toque retal, principal exame para se diagnosticar a doença, e aumentar as chances de cura”, pontuou Caroline Aragão, enfermeira do posto ambulatorial do Moda Center.



Como se prevenir – De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é uma doença silenciosa, onde os sintomas se manifestam, na maioria das vezes, em estágios avançados, em que as chances de cura ou de sobrevivência são bastante reduzidas. Ela causa cerca de 14 mil mortes por ano no país. 

A melhor forma de prevenção está na realização de exames anuais a partir dos 45 anos de idade. São três os mais usados para a detecção da doença: Teste do PSA (que mede a concentração dessa proteína no sangue, onde alterações podem indicar a presença de tumores), a ultrassom da próstata e o toque retal (que tem maior eficiência na detecção precoce e de casos suspeitos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário