quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Radialista e ator, Marcondes Moreno envia carta ao prefeito Fábio Aragão com 15 sugestões para a área da cultura

CARTA ABERTA AO PREFEITO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE FÁBIO ARAGÃO

 



No dia 7 de outubro de 2020, em plena campanha eleitoral emiti uma carta aberta aos
 candidatos a prefeito de nossa cidade, mostrando meu sentimento de insatisfação aos projetos de governo no tocante a cultura.

Hoje já estamos no dia 7 de janeiro, três meses depois, reenvio tal carta, desta vez ao prefeito eleito, Fábio Aragão, sugerindo ações em prol de nossa cultura.

Venho explicitar as reais necessidades dos fazedores de cultura do nosso município no meu entendimento.

Segue as sugestões:

*A cultura precisar sair da condição de diretoria para se transformar Fundação de Cultura de Santa Cruz do Capibaribe ou Casa da Cultura, elevando a importância de secretaria.

*O Teatro Municipal deve ser dirigido por alguém ligado essencialmente ao teatro, para que possa priorizar a agenda para o movimento teatral. Um calendário deve ser montado para que as produções teatrais possam ensaiar e se apresentar.

*O Teatro Municipal precisar de uma reforma sob a orientação de membros do movimento, priorizando a troca do piso e da iluminação. O piso precisa ser apropriado para o teatro e para a dança. Quanto à iluminação a mesma deve ser iluminação para espetáculos.

*A Banda Musical Novo Século tem que ser prioridade real, recebendo incentivos financeiros e parcerias em seus projetos, sobretudo, os ligados a formação de novos músicos ligados à rede pública do município.

*O Parque Florestal deve ter espaço para a construção de duas conchas acústicas onde existiam os lagos. As referidas conchas acústicas serviriam para apresentações artísticas e religiosas aos sábados e domingos.

*Um calendário cultural oficial deve ser montado com urgência, para que as produções artísticas nas diversas áreas sejam contempladas.

*O cadastramento dos artistas e suas artes precisam acontecer, afim de que todos possam de alguma forma ter apoio para a execução dos seus projetos.

*Os forrozeiros precisam ser prioridade, pois são eles que preservam nossos valores culturais, sendo utilizados nos eventos festivos durante todo ano, com cuidado especial no valor e pagamento do cachê, sobretudo, no período junino. 

*Bandas de pífanos, grupos de capoeira e outros grupos ativos precisam de apoios para sua preservação.

*O Conselho Municipal de Cultura deve discutir ao longo da gestão as prioridades para o setor, formado este por representantes de todas as classes.

*Os artistas locais devem ser aproveitados nos eventos realizados pela prefeitura, com cachê decente  para na execução de sua arte.

*A formação de um grupo de dança folclore a partir de alunos da rede municipal precisa ser ativada, bem como a manutenção e melhoramento do apoio a Quadrilha da Sulanca.

*Projetos como Santa Cruz Antiga devem ter uma atenção especial e apoio direto do governo municipal.

*Artes Plásticas, cinema, teatro, dança, música e todas as áreas devem ter acesso cursos de aperfeiçoamentos para o seu aprimoramento.

*O aproveitamento dos mestres de cultura enquanto monitor de projetos fortaleceria cada área, incentivando sua luta em prol da cultura local.

Faz-se necessário ouvir todos os artistas, para que mais sugestões possam ser feitas, para a partir desse debate nasça verdadeiramente um projeto cultural que atenda as demandas das classes e do público consumir.

Procurando dar minha contribuição, deixo o abraço e o desejo de que um futuro governo municipal avance na cultura santa-cruzense. Reafirmando o que escrevi em 7 de outubro de 2020. 

Santa Cruz do Capibaribe, 7 de janeiro de 2021

Marcondes Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário