A Feira da Brasilit será contemplada com uma nova obra: a construção de banheiros voltados exclusivamente para o público feminino. A ação é fruto de uma mobilização do Núcleo Acic Mulher e será viabilizada a partir de uma parceria com as Câmaras Setoriais de Arquitetura e Urbanismo e da Construção Civil da Associação, a Prefeitura de Caruaru e a empresa Comercial Batista. Nesta segunda-feira (3), aconteceu a apresentação da do projeto arquitetônico.
“Esse é o papel da Acic Mulher: juntar essas pontas. Isso que é associativismo, isso que é unir forças, somar e deixar algo concreto para a nossa cidade, para o nosso público-alvo, que são as mulheres empreendedoras”, comemorou a presidente do Núcleo, a empresária Carolina Miranda. “O banheiro será construído ao lado da Casa Rosa e contará com uma estrutura que prioriza a segurança, a acessibilidade e o conforto das sulanqueiras, visto que uma boa arquitetura deve ser acessível a todos”, pontuou a coordenadora da Câmara Setorial de Arquitetura e Urbanismo da Acic, Deborah Brito.
A necessidade da construção dessa estrutura foi apresentada pela presidente da Associação dos Sulanqueiros, Fátima Pinheiro. “Nós temos duas baterias de banheiro, mas são muito precárias, muito pequenas. Um banheiro para mulher precisa ter uma estrutura diferente. Tem mulheres já idosas, mulheres com deficiência, mulheres que vão com crianças. E, na estrutura atual, é muito apertado. Uma mãe não tem condição de entrar com o filho”, explicou.
A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Luana Marabuco, também esteve presente à reunião. Na ocasião, a gestora parabenizou a iniciativa e afirmou que a Prefeitura de Caruaru irá colaborar com a viabilização do projeto. “A iniciativa da Acic é muito importante, pois visa proporcionar bem-estar para as milhares de mulheres que trabalham semanalmente na Feira da Sulanca”, concluiu.
O projeto está sendo desenvolvido por escritórios que integram a Câmara de Arquitetura e Urbanismo da Acic: Rodrigo Lucas Arquitetura e Urbanidade, VL Arquitetura e Engenharia LTDA, Lanuta Nunes Arquitetos e Cybelle Bringel Arquitetura. A expectativa é que o novo espaço possa atender a algumas solicitações das sulanqueiras, com fraldário e um chuveiro. Para realizar as medições para o projeto, a Acic Mulher conduziu visitas técnicas, que foram acompanhadas por representantes da Secretaria de Ordem Pública de Caruaru. Com a conclusão do projeto, a obra será conduzida pela construtora CP Construção, que integra a Câmara Setorial de Construção Civil.
Para fortalecer ainda mais a iniciativa, a Acic Mulher também buscou uma parceria para garantir a concessão dos materiais para a realização da obra, junto à empresa Comercial Batista. “É uma honra estar participando desse projeto. A gente entende que uma empresa tem a sua responsabilidade para promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade onde ela se faz presente. Esse projeto da Acic é simplesmente fantástico. Ele vai mudar a vida de várias pessoas de forma positiva”, afirmou a gerente jurídica, Camila Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário