quinta-feira, 9 de abril de 2020

ATENÇÃO



Em tempos de COVID-19 e com tanta (des) informação circulando, montamos uma lista com dicas para você não consumir e enviar informações falsas, as famosas fake news, relacionadas à doença.

1 - Cuidado com mensagens encaminhadas
Mensagens, fotos e vídeos encaminhados recebem um sinal com uma seta e o rótulo “encaminhada”. Se elas não foram escritas pelo seu contato, que é de sua confiança, desconfie.
2 – Desconfie de mensagens alarmantes
Ao receber áudios, vídeos ou mensagens com informações sobre cura, receitas milagrosas, pensamentos radicais ou que possam parecer suspeitas, desconfie. Antes de encaminhar nos grupos do app, verifique a informação em jornais, sites confiáveis e perfis das autoridades sanitárias. Na dúvida, cheque datas, jogue no Google. Se outros meios de comunicação não deram a mesma informação, é certo que ela é falsa.
3 – Não clique em links
Cuidado ao receber links, especialmente os que pedem dados pessoais ou confidenciais. Procure confirmar com o contato de onde veio o link. Na dúvida, não clique e delete.
4 – Desconfie de erros de grafia e nomes
Erros de ortografia e nomes mirabolantes (especialmente ao se tratar de autoridades ou “doutores”) podem ser pistas para encontrar uma fake news.
5 – Não tenha vergonha de explicar que é fake
Ao receber conteúdos falsos, não tenha vergonha de explicar à pessoa que os enviou porque a informação é falsa. Mostre a informação verdadeira e ensine como verificar o conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário