terça-feira, 26 de março de 2019

Direitos da pessoa com deficiência é tema de curso em Caruaru

Nos dias 29 e 30 de março Caruaru recebe a primeira edição do curso de "Elaboração de Laudo Caracterizador da Pessoa com Deficiência", pioneiro na região. O Laudo Caracterizador da Pessoa com Deficiência permite ao indivíduo participar de cotas de vagas de emprego, compra de automóvel adaptado, entre outros benefícios.

Dessa forma, o objetivo da qualificação é facilitar a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e garantir a elas o acesso a direitos assegurados por lei. Tudo isso proporcionando ao profissional de saúde uma renda extra.


Ministrada por Anniele Martins - Consultora em Saúde do Trabalhador e Ergonomia e Docente em Fisioterapia - a qualificação é voltada para estudantes de fisioterapia e profissionais já formados e atuantes. Já estão abertas e podem ser feitas através do site ANNIELEMARTINS.COM, na guia "cursos".

“Como fisioterapeuta do trabalho percebi a dificuldade das empresas em cumprir a cota de profissionais com deficiência. Muitas vezes essas cotas não são alcançadas e a empresa fica à mercê de penalidades e multas.” Explicou Anniele. Isso acontece porque é longa a espera para conseguir esse laudo através do SUS, muitos acabam desistindo, além de serem poucos os profissionais que estão aptos para emití-lo na nossa região. “Isso prejudica as empresas e também as pessoas com deficiência, que desejam ser reintegradas no mercado de trabalho ou que precisam do laudo para receber algum benefício do INSS.”, completou a fisioterapeuta.

O curso acontecerá durante dois dias, uma verdadeira imersão em assuntos como direitos da pessoa com deficiência; - Competência técnica e legal do profissional fisioterapeuta na elaboração do laudo; - Avaliação da capacidade funcional e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário